Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Lucineide Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T18:32:42Z | - |
dc.date.available | 2020-12-02 | - |
dc.date.available | 2022-06-10T18:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23085 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to discuss conceptually the educational context of teachers of Youth and Adult Education (EJA), considering the specificities of school literacy in this teaching segment. The applied methodology was qualitative - interpretative, of the type bibliographic research, since the discussions will take place through theoretical research in scientific articles from specialized magazines, books, book chapters on the subject under investigation. The analyzes were based on studies on the different uses of reading and writing through literacy, the use of different textual genres. The most used authors were Ferreiro (2011), Freire (1987, 1980, 2002, 2003), Soares (2001, 2002, 2004) and Klein (2003). After the research, it was possible to reflect on the need on the part of teachers in the search for specific methodologies that make their practice more appropriate in the classroom for students of Education for Youth and Adults. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-10T18:32:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 25 - TCC - Versão final Lucineide.pdf: 1515170 bytes, checksum: c833b2b278dd51e19939dc70397e37e9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-10T18:32:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 25 - TCC - Versão final Lucineide.pdf: 1515170 bytes, checksum: c833b2b278dd51e19939dc70397e37e9 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Letramento em contexto da EJA: reflexões sobre o ensino aprendizagem de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fábio Pessoa da | - |
dc.creator.Lattes | Currículo não encontrado em: 10/06/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo não encontrado em: 10/06/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo discutir conceitualmente o contexto educacional de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando as especificidades do letramento escolar nesse segmento de ensino. A metodologia aplicada foi qualitativa– interpretativista, do tipo pesquisa bibliográfica, visto que as discussões se darão mediante pesquisa teórica em artigos científicos de revistas especializadas, livros, capítulos de livros sobre o tema em investigação. As análises foram fundamentadas em estudos sobre os diferentes usos da leitura e da escrita através do letramento, o uso de diversos gêneros textuais. Os autores mais utilizados foram Ferreiro (2011), Freire (1987, 1980, 2002, 2003), Soares (2001, 2002, 2004) e Klein (2003). Depois da pesquisa realizada, foi possível fazer uma reflexão sobre a necessidade por parte dos professores na busca por metodologias específicas que tornem sua prática mais apropriada em sala de aula para alunos da Educação para Jovens e Adultos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AMORIM, Antonio; DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação, [s.l.], v. 40, n. 2, p.228-239, 30 ago. 2017. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22483 Acesso em: 06/11/2020. ALBURQUEQUE, Eliana Borges; MORAIS, Artur Gomes; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de jovens e Adultos: Questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. In: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetizar letrando na EJA: Fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte : Autêntica, 2013. BEHRENS, M. A. Formação continuada de professores e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996. Texto disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1026/ 448. Acesso em: 07/11/2020. BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2º do art. 36 e os artigos 39 e 42 da Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18/abr./1997. BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº. 11/2000 – Homologado. Aprovado em 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/ Acesso em: 07/11/2020. BRASIL. Lei nº 9394/96: diretrizes e bases da educação nacional, de 20 de dezembro de 1996. São Paulo: Editora Brasil, 1996. BRASIL. MEC.Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Plano Plurianual de Alfabetização. Salvador/BA, 2007. Disponível em: < http://www.sec.ba.gov.br/topa/ppalfa_2007>. Acesso em: 14/10/2020. DIONÍSIO, M. L. Educação e os estudos atuais sobre o letramento. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 209-224, 2007a. Texto disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/download/19848412.2009v6n2p55/12514. Acesso em: 22/10/2020. FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 2011. Texto disponível em: http://www.fe.ufg.br/nedesc/cmv/controle/DocumentoControle.php?oper=download&c od=931. Acesso: 12/10/2020. FREIRE, Paulo. O Homem e Sua Experiência/Alfabetização e Conscientização. In: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980, p. 13-50. Texto disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arqidvol_33_1426693042.pdf. Acesso em: 20/10/2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz &Terra, 1997. Texto disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/187520241.pdf. Acesso em: 06/11/2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2003. Texto disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/download/20382/19222/. Acesso em 22/10/2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.16 ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra.2002. Texto disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/461/FORMA%C3%87%C3 %83O%20DOS%20PROFESSORES%20DA%20EJA.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07/11/2020. GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da Alfabetização de Adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. (Orgs.). Alfabetização de Jovens e Adultos em uma perspectiva do letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Texto disponível em: http://www.fe.ufg.br/nedesc/cmv/controle/DocumentoControle.php?oper=download&c od=931. Acesso em: 12/10/2020. GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo. V. 35. n. 3. p. 21. 1995. Texto disponível em: http://www.periodicos.unifai.edu.br/index.php/lumen/article/download/60/88. Acesso em: 15/10/2020. HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Diretrizes de política nacional de educação de jovens e adultos: consolidação de Documentos 1985/94. São Paulo, ago.1994. Texto disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982008000100005. Acesso em: 07/11/2020.KLEIMAN, Angela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, I. (Orgs.) O ensino e a formação do professor. Alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. 248 p. Texto disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196. Acesso em: 06/11/2020. Acesso em: 06/11/2020. KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização de Jovens e Adultos: questões e propostas para a prática pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003. Texto disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1743-8.pdf. Acesso em: 07/11/2020. MORAES, Arthur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e Letramento: O que são? Como se relacionam? Como “alfabetizar letrando?” In: BORGES, Eliana et AL. Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento.- 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: Uma jornada Interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas inteligências. 3. Ed. São Paulo: Érica, 2002. Texto disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/ainfluencia-paulo-freire-no-processo-ensino-aprendizagem-educacao-jovens-adultos.htm. Acesso em 20/10/2020. PEREIRA, Marina Lúcia C. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Texto disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/187520241.pdf. Acesso em: 06/11/2020. SILVA, L. R. da; ARAÚJO, D. L. de. Correlação entre carta-protesto e histórico de letramento do candidato: uma análise de redações do vestibular. Linguagem em (Dis)curso, v. 10, n. 2, p. 315-338, maio/ago. 2010. Texto disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322012000200007. Acesso em: 06/11/2020. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], n. 25, p.5-17, abr. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782004000100002. Acesso em: 05/11/2020. SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão - Letramento no Brasil – reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Ação Educativa/Editora Global/Instituto Paulo Montenegro, 2004, p. 89-113. Texto disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/51/68. Acesso em: 10/10/2020. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. Texto disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/travessias/article/download/8141/6294. Acesso em: 10/10/2020. SOARES. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, jan./fev./mar./abr., 2004, p. 5-17. Texto disponível em: http://e- 20/10/2020. ______.Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010 TORRES, Rosa Maria (Org.). Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. Texto disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/51/68. Acesso em: 20/10/2020. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79. Texto disponível em: https://gepeto.paginas.ufsc.br/files/2015/03/capitulo-angela.pdf. Acesso em 15/10/2020. UNESCO. Declaração de Hamburgo e agenda para o futuro: V Conferência Internacional sobre Educação de Adultos, Hamburgo, Alemanha, 1997. UNESCO. Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil: Lições de prática- Brasília: UNESCO,2008. 212 p. Disponível em < http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001626/162640por.pdf > acesso em 21/10/2020. ZORZI, Jaime Luiz, Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003. Texto disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/10-4.pdf . Acesso em: 21/10/2020. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
25 - TCC - Versão final Lucineide.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons