Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23085
Tipo: | TCC |
Título: | Letramento em contexto da EJA: reflexões sobre o ensino aprendizagem de jovens e adultos |
Autor(es): | Cruz, Lucineide Souza da |
Primeiro Orientador: | Silva, Fábio Pessoa da |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo discutir conceitualmente o contexto educacional de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando as especificidades do letramento escolar nesse segmento de ensino. A metodologia aplicada foi qualitativa– interpretativista, do tipo pesquisa bibliográfica, visto que as discussões se darão mediante pesquisa teórica em artigos científicos de revistas especializadas, livros, capítulos de livros sobre o tema em investigação. As análises foram fundamentadas em estudos sobre os diferentes usos da leitura e da escrita através do letramento, o uso de diversos gêneros textuais. Os autores mais utilizados foram Ferreiro (2011), Freire (1987, 1980, 2002, 2003), Soares (2001, 2002, 2004) e Klein (2003). Depois da pesquisa realizada, foi possível fazer uma reflexão sobre a necessidade por parte dos professores na busca por metodologias específicas que tornem sua prática mais apropriada em sala de aula para alunos da Educação para Jovens e Adultos. |
Abstract: | The present study aims to discuss conceptually the educational context of teachers of Youth and Adult Education (EJA), considering the specificities of school literacy in this teaching segment. The applied methodology was qualitative - interpretative, of the type bibliographic research, since the discussions will take place through theoretical research in scientific articles from specialized magazines, books, book chapters on the subject under investigation. The analyzes were based on studies on the different uses of reading and writing through literacy, the use of different textual genres. The most used authors were Ferreiro (2011), Freire (1987, 1980, 2002, 2003), Soares (2001, 2002, 2004) and Klein (2003). After the research, it was possible to reflect on the need on the part of teachers in the search for specific methodologies that make their practice more appropriate in the classroom for students of Education for Youth and Adults. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Letramento Professores |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23085 |
Data do documento: | 27-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
25 - TCC - Versão final Lucineide.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons