Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Pedro Roberto Andrade-
dc.date.accessioned2022-06-13T14:07:45Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-13T14:07:45Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23088-
dc.description.abstractThis article aims to show how information and communication technologies have been used to help school education in Brazil. It was proposed, as specific objectives, to identify which are the main information and communication technologies used to aid school education in Brazil, presented in research published between the years 2016 and 2020, to identify the subjects whose teaching and learning process has been mediated by ICTs and present the positive and/or negative aspects considered in the analyzed research. A Systematic Literature Review was carried out, analyzing articles published in national journals, between the years 2016 and 2020. The results showed that ICTs, when used as tools to support school education, present significant results for improving learning students, contributing to the development of their autonomy and arousing greater interest in participating in classes. However, the use of these resources is not yet possible for all schools in the country, which represents one of the biggest challenges for education in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-13T14:07:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 28 - TCC Pedro Roberto - Versão final.pdf: 850028 bytes, checksum: 8b27def1040ec13b5c337a26477e6128 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T14:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 28 - TCC Pedro Roberto - Versão final.pdf: 850028 bytes, checksum: 8b27def1040ec13b5c337a26477e6128 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.titleO uso das Tecnologias da Informação e comunicação no auxilio à educação escolar: cenário do Brasil a partir das pesquisas publicadas entre 2016 e 2020.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saeger, Márcia Maria de M. Travassos-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo evidenciar como as tecnologias da informação e comunicação têm sido utilizadas no auxílio à educação escolar no Brasil. Foram propostos, como objetivos específicos, identificar quais as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no auxílio à educação escolar no Brasil, apresentadas em pesquisas publicadas entre os anos de 2016 e 2020, identificar as disciplinas cujo processo de ensino e aprendizagem tenha sido mediado pelas TICs e apresentar os aspectos positivos e/ou negativos considerados nas pesquisas analisadas. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, analisando-se artigos publicados em periódicos nacionais, entre os anos de 2016 e 2020. Os resultados evidenciaram que as TICs, quando utilizadas como ferramentas de apoio ao ensino escolar, apresentam resultados significativos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia e despertando maior interesse em participar das aulas. Entretanto, o uso destes recursos ainda não é possível para todas as escolas do país, o que representa um dos maiores desafios para a educação no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, K. N.; NETTO, C. M.; SOUZA, M. C. R. F. Ciberterritorialidades: tensões no cotidiano escolar e linhas de fuga traçadas por docentes e discentes. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, 2019. ALVES, T. A. S.; SOUSA, R. P. Formação para a docência na educação online. In: SOUSA, R. P., et al. (Orgs). Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 39-66. ALVES, I. K.; VELHO, A. R. T.; BARWALDT, R. Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 2, n. 2, p. 105-121, 2016. ANJOS, R. S.; TERTO, M. L. O.; ARAÚJO, N. H. L.; SILVA, S. M. P.; CAVALCANTE, A. G. Tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e geotecnologias para a cartografia escolar. Revista GEOgrafias, v. 28, n. 1, p. 76-94, 2020. BITANTE, A. P.; FARIA, A. C.; GASPAR, M. A.; PASCUAL, J. V. I.; DONAIRE, D. A. Impactos da tecnologia da informação e comunicação na aprendizagem dos alunos em escolas públicas de São Caetano do Sul (SP). HOLOS, v. 8, p. 281-302, 2016. CARVALHO, F. C. A.; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com as Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018 [livro eletrônico]. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR [editor]. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. CITELLI, A. O. Comunicação e educação: os movimentos do pêndulo. Revista Famecos, v. 25, v. 3, 2018. CREPALDI, A. TIC na educação: obstáculos na prática pedagógica de docentes do Colégio Estadual Wilson Jofre, de Cascavel-PR. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, v. 9, n. 7, p. 52-72, 2019. às tecnologias digitais como estratégia para a redução das desigualdades sociais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 95, n. 25, p. 393-413, 2017. ECHALAR, A. D. L. F.; PEIXOTO, J.; CARVALHO, R. M. A. D. “A tecnologia não tem que ser maior do que o professor”: visão dos professores quanto ao uso da tecnologia no contexto escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 31, n. 13, p. 160-180, 2016. GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, set. 2019/fev. 2020. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. MACEDO, A. C. O; LAURINO, D. P. Implicações das tecnologias e da organização escolar no aprender matemática: o olhar do professor. Revista Thema, v. 14, n. 2, p. 89-104, 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017. Dispõe Sobre Os Procedimentos de Regulação e Avaliação da Educação Superior na Modalidade A Distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 100, Seção 1, p. 3, 26 maio 2017. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3&data= 26/05/2017>. Acesso em: 30 set. 2020. MOREIRA, K. H.; RODRIGUES, E. O. P. O Livro Didático e as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Escolar: o livro didático sobreviverá às novas tecnologias? Revista EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, MS, v. 1, n. 2, jul./dez., 2013. MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013. OLIVEIRA, A. M. G.; LIMA, G. S. M. A gestão educacional e a efetivação de políticas públicas para utilização das TIC na educação. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 5, n. 2, jul./dez. 2015. OLSEN, W. Coleta de dados: debates e métodos fundamentais em pesquisa social. Porto Alegre: Penso, 2015. OZELAME, D. M. Concepções de professores sobre o uso de tecnologias digitais nas escolas do ensino fundamental do Paraná: o caso do ensino das ciências da natureza. HOLOS, v. 2, p. 389-401, 2016. PINHO, M. J.; ARAÚJO, D. M. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: uma análise da contribuição para o professor. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 507-528, 2019. PINOCHET, L. Tecnologia da informação e comunicação. Elsevier Brasil, 2014. ROCHA, J. J. S.; GOTZKE, A. P. D.; SILVA, I. N.; BILÉSSIMO, S. S. M.; SILVA, J. B. Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: uma análise a partir do uso de dispositivos móveis em uma escola multisseriada indígena. Anais do Simpósio IberoAmericano de Tecnologias Educacionais, 2019. SANTANA, W. K. F.; CABRAL, A. A.; NÓBREGA, M. B. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e o caso específico do Blog: contribuição para o sistema educacional escolar. Esferas, n. 13, p. 126-135, 2019. SILVA, L. M. F. L.; PAIVA, D. C. Tecnologias como recursos no ensino de Língua Inglesa: a opinião de alunos sobre o uso do aplicativo Duolingo. Brazilian Journal of Technology, Communication and Cognitive Science, v. 6, n. 1, jul., 2018. SOMMER, M. R. R. G.; DE PINHO, M. J. Tecnologias da informação e comunicação e o paradigma educacional emergente: em favor de uma formação transdisciplinar. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 301-320, 2017. TENÓRIO, A.; MARTINS, R. P.; TENÓRIO, T. Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 1, n. 3, p. 38-53, 2017. VALENTE, J. A. Uso da internet em sala de aula. Educar, Curitiba, n. 19, p. 131-146. 2002. Editora da UFPR. VERGARA, A. C. E.; HINZ, V. T.; LOPES, J. L. B. Como significar a aprendizagem de Matemática utilizando os modelos de ensino híbrido. Revista Thema, v. 15, n. 3, p. 885-904, 2018. VIRILIO, P. As perspectivas do tempo real. In: VIRILIO, P. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005. ZILIO, K. C. S. A Pesquisa na Internet: Autoria e Escola. 1. ed. – Curitiba: Appris, 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28 - TCC Pedro Roberto - Versão final.pdf830,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons