Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23088
Tipo: TCC
Título: O uso das Tecnologias da Informação e comunicação no auxilio à educação escolar: cenário do Brasil a partir das pesquisas publicadas entre 2016 e 2020.
Autor(es): Ferreira, Pedro Roberto Andrade
Primeiro Orientador: Saeger, Márcia Maria de M. Travassos
Resumo: Este artigo tem como objetivo evidenciar como as tecnologias da informação e comunicação têm sido utilizadas no auxílio à educação escolar no Brasil. Foram propostos, como objetivos específicos, identificar quais as principais tecnologias da informação e comunicação utilizadas no auxílio à educação escolar no Brasil, apresentadas em pesquisas publicadas entre os anos de 2016 e 2020, identificar as disciplinas cujo processo de ensino e aprendizagem tenha sido mediado pelas TICs e apresentar os aspectos positivos e/ou negativos considerados nas pesquisas analisadas. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura, analisando-se artigos publicados em periódicos nacionais, entre os anos de 2016 e 2020. Os resultados evidenciaram que as TICs, quando utilizadas como ferramentas de apoio ao ensino escolar, apresentam resultados significativos para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia e despertando maior interesse em participar das aulas. Entretanto, o uso destes recursos ainda não é possível para todas as escolas do país, o que representa um dos maiores desafios para a educação no Brasil.
Abstract: This article aims to show how information and communication technologies have been used to help school education in Brazil. It was proposed, as specific objectives, to identify which are the main information and communication technologies used to aid school education in Brazil, presented in research published between the years 2016 and 2020, to identify the subjects whose teaching and learning process has been mediated by ICTs and present the positive and/or negative aspects considered in the analyzed research. A Systematic Literature Review was carried out, analyzing articles published in national journals, between the years 2016 and 2020. The results showed that ICTs, when used as tools to support school education, present significant results for improving learning students, contributing to the development of their autonomy and arousing greater interest in participating in classes. However, the use of these resources is not yet possible for all schools in the country, which represents one of the biggest challenges for education in Brazil.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Escolar
Recursos tecnológicos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23088
Data do documento: 27-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
28 - TCC Pedro Roberto - Versão final.pdf830,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons