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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23097Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bastos, Samille dos Santos Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-14T13:06:19Z | - |
| dc.date.available | 2020-11-22 | - |
| dc.date.available | 2022-06-14T13:06:19Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23097 | - |
| dc.description.abstract | It is a fact that grammar with its rules and standards proves to be the main way of seeing the study of a language, because around it are defined the main activities, as well as the corrections of texts, which for many students became bored and for teachers an arduous journey, without great results. In this context, seeing such difficulties and aware of the need for a change in the way of viewing the study of language, many advances in the vision and work with language and also in the field of applied linguistics appeared at the end of the last century and in the beginning of this century , in an attempt to give the study of the language a more coherent form, without, however, denying the importance of the study of grammar. For this reason, this article aims to briefly expose a bibliographic research on the new perspectives on the study and teaching of the language focusing on the exhibitions and proposals of three linguists: Ingedore Koch and Maria Elias, Luiz Travaglia and Irandé Antunes, observing how these Linguists emphasize the vision of interactive language, as they see the grammar, as well as the proposal of work of each one with the textual genres, in the search to reframe the studies of the language and the grammar. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-14T13:06:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 31 - TCC Samille versão final.pdf: 323705 bytes, checksum: 5c7440146b978e44a061d3d76dc1d5db (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-14T13:06:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 31 - TCC Samille versão final.pdf: 323705 bytes, checksum: 5c7440146b978e44a061d3d76dc1d5db (MD5) Previous issue date: 2020-11-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino de língua | pt_BR |
| dc.subject | Linguística aplicada e textual | pt_BR |
| dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
| dc.subject | Gramática. | pt_BR |
| dc.title | O estudo da gramática e dos gêneros textuais na ressignificação do ensino de língua | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nicolau, Roseane Batista Feitosa | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 13/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 13/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | É fato que a gramática com suas regras e padrões se mostra o principal modo de enxergar o estudo de uma língua, pois em torno dela são definidas as principais atividades, bem como as correções de textos, o que para muitos alunos se tornou enfado e para professores uma árdua jornada, sem grandes resultados. Nesse contexto, enxergando tais dificuldades e cientes da necessidade de uma mudança no modo de ver o estudo da língua, muitos avanços na visão e no trabalho com a linguagem e também no ramo da linguística aplicada surgiram no final do século passado e neste início de século, na tentativa de dar ao estudo da língua uma forma mais coerente, sem, entretanto, negar a importância do estudo da gramática. Por isso, esse artigo tem como objetivo expor de forma breve uma pesquisa bibliográfica sobre os novos olhares sobre o estudo e ensino da língua focando nas exposições e propostas de três linguistas: Ingedore Koch e Maria Elias, Luiz Travaglia e Irandé Antunes, observando como esses linguistas realçam a visão da linguagem interativa, como enxergam a gramática, bem como a proposta de trabalho de cada um com os gêneros textuais, na busca por ressignificar os estudos da língua e da gramática. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ALI, M. Said. Gramática histórica da língua portuguesa . 2.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1931. ANTUNES, Irandé Costa. Muito além da gramática : Por um ensino sem pedras no caminho. 1ª Edição. Belo Horizonte: Ed. Parábola, 2007 ANTUNES, Irandé Costa. Gramática Contextualizada : limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola, 2014. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal . São Paulo: Martins Fontes, 1997. BAKHTIN, M.; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem : problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006. BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso . São Paulo: Martins Fontes, 2010. BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática: opressão? liberdade? 2.ed. São Paulo: Ática,1986 BORTONI, Stella. Resenha do livro Ler e Compreender - Ingedore Koch e Vanda Maria Elias. Disponível em http://www.stellabortoni.com.br/index.php/artigos/1243translate acessado em agosto de 2020. CAMPOS, Elenice. Reflexões sobre o ensino da gramática . Portal dia a dia educação. prática", Tese de Doutorando defendida na UFF em 2002. FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada , 9. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1987. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino : exercícios de militância e divulgação. 2.ed. Campinas-SP: Mercado de Letras, 1998. KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender : os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade . 3. ed. São Paulo: Ática, 1994 MATOS, Neusangela. Resenha do Livro Gramática Contextualizada Limpando o pó das ideias simples de Irandé Antunes. Interfaces , Belo Horizonte, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/cyber%20eletronica/Downloads/39-234-2-PB.pdf . Acesso em: 18 jul. 2020. MUSSIO, Simone. Um olhar alteritário em Bakhtin: o estudo do enunciado como forma de diálogo. Revista Soletras - Estudos linguísticos. N.30 (2015.2). Disponível em: file:///C:/Users/marco/Downloads/16522-70666-1-PB.pdf .Acesso em: 08 set.2020. SOARES, Magda. Linguagem e escola : perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986 TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação : uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1998. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
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|---|---|---|---|---|
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