Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23100Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva Filho, Severino Romildo dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-14T13:31:38Z | - |
| dc.date.available | 2020-11-30 | - |
| dc.date.available | 2022-06-14T13:31:38Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23100 | - |
| dc.description.abstract | The information and communication technology called ICT can adapt the environment and the situation of the learning process to the diversity demanded in the classroom. These technologies provide teaching resources appropriate to the differences and needs of each student. The possibilities for using ICTs are diverse, allowing teachers to present information in different ways. In this sense, our work briefly addresses the presence and use of ICTs in the teaching of the English language, as aids in student learning, highlighting the growth and impact of the use of technologies and their importance. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-14T13:31:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 32 - TCC Severino Romildo - versão final.pdf: 1408538 bytes, checksum: edc6869876063f07357b75b820406886 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-14T13:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 32 - TCC Severino Romildo - versão final.pdf: 1408538 bytes, checksum: edc6869876063f07357b75b820406886 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
| dc.subject | TICs | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | A utilização das TIC`s no ambiente escolar no ensino da Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Maria do Rosário Silva | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 14/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 14/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A tecnologia da informação e comunicação denominada TIC pode adaptar o ambiente e a situação do processo de aprendizagem às diversidades demandadas em sala de aula. Essas tecnologias fornecem recursos didáticos adequados às diferenças e necessidades de cada aluno. As possibilidades de utilização das TICs são diversas, permitindo aos professores apresentarem a informação de diferentes formas. Nesse sentido, nosso trabalho aborda brevemente a presença e utilização das TICs, no ensino de Língua Inglesa, como auxiliares na aprendizagem dos alunos, destacando o crescimento e o impacto da utilização dessas tecnologias e sua importância. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ALMEIDA, M. E. B. Letramento Digital e Hipertexto: Contribuições à Educação. In: Pellanda et al (org). Inclusão Digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. RJ: DP&A, 2005, p.171-192. ANDRADE, M. Ensino de Língua Inglesa e as Novas Tecnologias: mediações pedagógicas e interação social. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba. 2014. BARBOSA, A. F.; GARROUX, C.; SENNE, F. J. N. Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Revista História Hoje, v. 3, p. 293, 2014. BÉVORT, E; BELLONI, M.L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade. Campinas: vol.30, n.109, set./dez. 2009. BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. v.1,2008. BRASIL - Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Lei de Diretrizes e Bases (Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Brasileiro. Ministério da Educação, 1999. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 10 fev. 2015. BUZATO, Marcelo El Khouri. O Letramento Eletrônico E O uso Do Computador No Ensino De Língua Estrangeira: Contribuições para a formação de professores. Dissertação. Instituto de Estudos de Linguagem. Unica mp. 2009. Disponíve em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/L inguaEspanhola/ Dissertacoes/4buzato_marcelo.pdf Acessado em maio de 2020. CELANI, Antonieta. Não Há Uma receita No Ensino De íngua Estrangeira. In Revista Nova Escola, Maio de 2009. CHAPELLE, C. A.; JAMIESON, J. Tips for teaching with CALL: pratical approaches to computer-assisted language learning. USA: Series Editor H. Douglas Brown Longman, 2008. CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto - São Paulo: Editora Gente, 2001 1ª Ed., 2001 edição revista e atualizada. COSTA, A. R.; FIALHO, V. R.; FONTANA, M. V. L. Alternativas para o ensino de E/LE: Trabalhando as 4 habilidades na Internet. Trabalho apresentado no II Encontro Nacional de novas 32 Revista Multitexto, 2015, v. 3, n. 02 Tecnologias e Ensino de Línguas – ENTEL, Ijuí, 2011. Disponível em: http://w3.ufsm.br/accionele/publicacoes/2011/001%20Alternativas%20para%20 o%20ensino%20de.pdf. Acesso em: 27 outubro. 2020. CYSNEIROS, Paulo Galeno. Novas tecnologias na sala CYSNEIROS, Paulo Galeno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? INFORMATICA EDUCATIVA, v. 12, n. 1, 1999, 11-24. DEMO, P. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação, V. 1, n. 1, p.53-75, 2011. ESTIVALET, G. L. Realidade e virtualidade: utilização e proposição de atividades no ensino de língua estrangeira à distância. Trabalho apresentado no IX Encontro do CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Palhoça/SC: UNISUL, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 outubro. 2020. FERREIRA, A. S. Novas tecnologias aplicadas ao ensino da língua inglesa, 2014.Disponívelem:https://bdm.unb.br/bitstream/10483/7791/7/2014_ArnaldoFe rreiradaSilva.pdf Universidade de Brasília – UnB Faculdade de Educação. Acesso em 31/03/2020. HOLDEN, Susan. O ensino da língua inglesa nos dias atuais. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2009. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012. LEFFA, Vilson J. O ensino do inglês no futuro: da dicotomia para a convergência. In: STEVENS, Cristina Maria Teixeira; CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti. Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Editora UnB, 2003. p. 225- 250. MACIEL, C.M. O uso das TIC no processo de ensino aprendizagem da língua inglesa no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso. Especialização em Tecnologias e da Comunicação aplicadas à Educação – Universidade Federal de Santa Maria. 2009. MONTEIRO, S. I. C. As TIC como recurso pedagógico no ensino do Inglês a crianças com NEE. 126f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus. 2013. ORLANDO, Roberta. O uso de recursos tecnológicos no ensino de línguas. Youtube, Disponivel em https://www.youtube.com/watch?v=UA_phcaMJ-U. Acesso em: 31 mar. 2020. PAIVA, V.L.M.O. A WWW e o Ensino de Inglês. Revista brasileira de linguística aplicada. v. 1, n1, 2001.p.93-116 PAIVA, V.L.M.O. A WWW e o Ensino de Inglês. Revista brasileira de linguística aplicada. v. 1, n1, 2008.p.93. PAIVA, V.L.M.O. A WWW e o Ensino de Inglês. Revista brasileira de linguística aplicada. v. 1, n1, 2001.p.93-116. PINILLA, R. La expresión oral. In: SÁNCHEZ, J.; SANTOS GARGALLO, I. Vademécum para laformación de profesores. Madrid: SGEL, 2004. PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educación, n. 24, p. 63-90, 2000. SALBEGO, N. TIC na Aprendizagem Autônoma de Inglês. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 9, p. 10-33, 2014. SANTOS, T; BEATO, Z. M. P.. As Tic's e o ensino de línguas. In: 16º Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ilhéus. Anais do Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2010. Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, n.1, dez., 2011. Revista Magistro. v. 2, n. 1, 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE). SOARES-LEITE, W. S. NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Revista Internacional de Investigación en Educación, v.5, n.10, p.173-187, 2012. TUMOLO, C. H. Ensino a distância: horizontes para o ensino de línguas estrangeiras. Fragmentos, Florianópolis, n. 30, jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fragmentos/article/view/8202. Acesso em: 01 novembro. 2020. VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72. WILDGRUBE, Rosielen. O trabalho integrado das habilidades linguísticas em língua inglesa. Voz das Letras, Concórdia, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/In gles/Wildgrube.pdf. Acesso em: 27 outubro. 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 32 - TCC Severino Romildo - versão final.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
