Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2313
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do planejamento estratégico como ferramenta motivacional na Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet
metadata.dc.creator: Souza, Andressa Sullamyta Pessoa de
metadata.dc.contributor.advisor1: GONÇALVES, Helen Silva
metadata.dc.contributor.referee1: HELAL, Diogo
metadata.dc.description.resumo: No atual mundo dos negócios, desenvolver um contexto de relações humanas sem perder o foco nas estratégias organizacionais é uma grande vantagem para os Administradores. Com isso em mente, o presente estudo teve por objetivo entender melhor a relação entre o processo de construção e implantação de um planejamento estratégico na motivação dos colaboradores da Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet, a partir da análise da influência do uso desse planejamento como ferramenta motivacional. Como base para este trabalho, destacam-se as teorias motivacionais de Maslow, Herzberg e Vroom. A pesquisa teve caráter descritivo e uma abordagem quantitativa com a aplicação de questionários em dois momentos: antes do planejamento e após a sua implantação para um comparativo e uma análise do impacto deste nos critérios de motivação, comprometimento e missão e estratégia, trabalhados na metodologia de diagnóstico organizacional elaborada por Burke e Litwin. O estudo foi realizado com a participação de oito colaboradores de cargos táticos e operacionais. A partir dos resultados, concluiu-se que a influência do planejamento na motivação da equipe teve impacto negativo representado por uma queda 2% no índice de satisfação geral com a empresa. Este resultado já era esperado, pois, todo processo de mudança que mexe com a rotina de um grupo pode causar insatisfação. Porém, depois de uma análise individual qualitativa de cada item, e devido a sua inexpressividade, este dado pôde ser questionado, uma vez que em grande parte das respostas os colaboradores concordaram com os efeitos positivos do processo e perceberam impactos significativos no clima organizacional, confirmando a relação positiva entre o planejamento e a motivação.
Abstract: TRABALHO NÃO POSSUI ABSTRACT
Keywords: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO
SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2313
Issue Date: 8-Apr-2013
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASPS21092017.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons