Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23146
Tipo: Tese
Título: A educação inclusiva no ensino superior: disciplina LIBRAS e a preparação para o ensino do português como L2
Autor(es): Leitão, Nayara Araujo Duarte
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: A formação de professores para o contexto inclusivo ainda é uma temática pouco explorada em alguns cursos de formação de professores. No caso da surdez e da Libras, seu conhecimento na graduação é restrito a uma disciplina do currículo, o que limita muito discussões relevantes sobre a formação docente que envolvem a educação inclusiva, a Libras e o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior. Nesse sentido, desenvolvemos nossa pesquisa a partir de quatro questões, são elas: (1) Qual é a perspectiva de ensino do professor de graduação na disciplina Libras para os cursos de licenciatura?; (2) Quais estratégias de ensino são utilizadas pelo professor de graduação para contribuir com a formação de professores?; (3) Qual é a visão dos alunos de licenciatura sobre a disciplina Libras no curso de graduação?; e (4) Fica clara para os alunos a concepção de Língua Portuguesa como L2 para os surdos? A fim de responder a essas questões, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções da professora e de alunos no ensino de Libras no processo de formação de professores, no que diz respeito à educação de surdos. Como objetivos específicos, traçamos os seguintes: (1) Identificar e descrever os principais documentos que legislam os cursos de graduação no que diz respeito a pessoa surda; (2) Analisar as percepções da professora da disciplina Libras e dos alunos sobre sua formação/experiência, estrutura da universidade e a disciplina Libras e seus possíveis impactos para a formação dos alunos; e (3) Perceber de que maneira os princípios de ensino da Libras para os cursos de licenciatura em Letras são efetivados na sala de aula. Conduzimos teoricamente nossa discussão com base nos estudos das legislações vigentes acerca da inclusão de alunos surdos, nos estudos de formação docente (TARDIF, 2007; GARCEZ e SCHLATTER, 2017) e de ensino de Língua Portuguesa como L2 (LODI, 2011; PEREIRA, 2014; FURLANETO, 2019). A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, com o estudo de caso a partir da análise de efetivação de uma disciplina Libras no curso de graduação em Letras, em uma Instituição de Ensino Superior, na cidade de Cajazeiras, Paraíba – Brasil. Para tanto, analisamos (1) os principais documentos oficiais que regem a disciplina na IES em questão, (2) as entrevistas feitas com a professora e 17 alunos que cursaram a disciplina Libras no curso de licenciatura em Letras e, por fim, (3) as anotações de diário de campo feitas ao longo das aulas observadas. Após a análise dos dados, concluímos que a legislação vigente orienta o ensino e a formação de professores no que diz respeito ao contexto da surdez, no entanto, a efetivação dessas leis ainda precisa avançar mais. Verificamos também que a professora percebe a disciplina Libras na graduação como uma maneira de sensibilizar e construir o conhecimento com os alunos não apenas em relação às estruturas das línguas, mas também do ponto de vista da tomada de consciência em relação aos direitos e deveres dos alunos surdos e, para isso, a docente se utiliza de diversas estratégias como o estudo das legislações, de textos teóricos, mas também a prática dos usos dos sinais, como forma de adquirir vocabulário. Por fim, verificamos que, para os alunos, a disciplina teve grande relevância para a formação, apesar de ser limitada, principalmente no que diz respeito ao tempo – apenas um semestre letivo. Além disso, eles demonstram perceber a Língua Portuguesa como L2 para os alunos com surdez.
Abstract: Teacher training for the inclusive context is still a little explored theme in some teacher training courses. In the case of deafness and Libras, their knowledge in graduation is limited to one subject in the curriculum, which limits a lot of relevant discussions on teacher education involving inclusive education, Libras and the teaching of Portuguese in Higher Education. This way, to develop our research, we list the following four research questions (1) What is the perspective of teaching the undergraduate professor in the Sign Language discipline for undergraduate courses?; (2) What teaching strategies are used by the undergraduate teacher to contribute to teacher training?; (3) What is the view of undergraduate students on Sign Language in the undergraduate course?; and (4) Is it clear to students the concept of Portuguese as an L2 for the deaf? In order to answer these questions, this research aimed to analyze the perceptions of the teacher and students in the teaching of Libras in the process of teacher training, with regard to the education of the deaf. As specific objectives, we outline the following: (1) Identify and describe the main documents that legislate undergraduate courses with regard to the deaf person; (2) Analyze the perceptions of the teacher of the Libras discipline and of the students about their training / experience, the structure of the university and the Libras discipline and its possible impacts on the training of students; and (3) Understand how Libras' teaching principles for Language courses are implemented in the classroom. We theoretically conducted our discussion based on studies of the current legislation on the inclusion of deaf students, in teacher education studies (TARDIF, 2007; GARCEZ e SCHLATTER, 2017) and teaching Portuguese as an L2 (LODI, 2011; PEREIRA, 2014; FURLANETO, 2019). The methodology adopted was of a qualitative nature, with the case study based on the analysis of the effectiveness of a Libras discipline in the undergraduate course in Letters, in a Higher Education Institution, in the city of Cajazeiras, Paraíba - Brazil. For that, we analyzed (1) the main official documents that govern the discipline in the Higher Education Institution in question, (2) the interviews made with the teacher and 17 students who attended the Libras discipline in the degree course in Letters and, finally, (3) the field diary notes made during the observed classes. After analyzing the data, we concluded that the current legislation guides the teaching and training of teachers with regard to the context of deafness, however, the implementation of these laws still needs to advance further. We also found that the teacher perceives the Libras discipline in undergraduate courses as a way to raise awareness and build knowledge with students not only in relation to the structures of languages, but also from the point of view of raising awareness regarding the rights and duties of students deaf and, for this, the teacher uses several strategies such as the study of legislation, theoretical texts, but also the practice of the use of signs, as a way to acquire vocabulary. Finally, we found that, for students, the discipline had great relevance for training, despite being limited, especially with regard to time - only one academic semester. In addition, they demonstrate to understand the Portuguese language as L2 for students with deafness.
RESUMEN. La formación de profesores para el contexto inclusivo todavía es un tema poco explorado en algunos cursos de formación de profesores. En el caso de la sordera y Libras, su conocimiento en la graduación se limita a una asignatura em el plan de estudios, lo que limita muchas discusiones relevantes sobre la formación del profesorado que involucran la educación inclusiva, Libras y la enseñanza del portugués en la educación superior. En ese sentido, para desarrollar nuestra investigación, enumeramos a continuación las cuatro preguntas de investigación (1) ¿Cuál es la perspectiva de enseñar al profesor de pregrado en la disciplina de Lengua de Signos para cursos de pregrado ?; (2) ¿Qué estrategias de enseñanza utiliza el docente de pregrado para contribuir a la formación docente ?; (3) ¿Cuál es la opinión de los estudiantes de pregrado sobre Lengua de Signos en el curso de pregrado ?; y (4) ¿Está claro para los estudiantes el concepto de portugués como L2 para sordos? Para responder esas preguntas, esta investigación tuvo como objetivo analizar las percepciones del docente y los estudiantes en la enseñanza de Libras en el proceso de formación del profesorado, con respecto a la educación de los sordos. Como objetivos específicos, se esbozan los siguientes: (1) Identificar y describir los principales documentos que legislan los cursos de pregrado en relación con la persona sorda; (2) Analizar las percepciones del profesor de la disciplina Libras y de los estudiantes sobre su formación / experiencia, la estructura de la universidad y la disciplina Libras y sus posibles impactos en la formación de los estudiantes; y (3) Comprender cómo se implementan en el aula los principios de enseñanza de Libras para los cursos de idiomas. Dirigimos teóricamente nuestra discusión con base en estudios de la legislación vigente sobre la inclusión de estudiantes sordos, en los estudios de formación del profesorado (TARDIF, 2007; GARCEZ e SCHLATTER, 2017) y en la enseñanza del portugués como L2 (LODI, 2011; PEREIRA, 2014; FURLANETO, 2019). La metodología adoptada fue de carácter cualitativo, con el estudio de caso basado en el análisis de la efectividad de una disciplina Libras en la carrera de Licenciatura en Letras, en una Institución de Educación Superior, en la ciudad de Cajazeiras, Paraíba - Brasil. Para ello, analizamos (1) los principales documentos oficiales que rigen la disciplina en la Institución de Educación Superior en cuestión, (2) las entrevistas realizadas con el docente y 17 alumnos que cursaron la disciplina Libras en la carrera de Licenciatura en Letras y, finalmente, (3) las notas del diario de campo tomadas durante las clases observadas. Luego de analizar los datos, concluimos que la legislación vigente orienta la enseñanza y formación de los docentes en lo que respecta al contexto de la sordera, sin embargo, la implementación de estas leyes aún necesita avanzar más. También encontramos que el docente percibe la disciplina Libra en los cursos de pregrado como una forma de sensibilizar y construir conocimientos en los estudiantes no solo en relación a las estructuras de las lenguas, sino también desde el punto de vista de la sensibilización sobre los derechos y deberes de los estudiantes sordos y, para ello, el docente utiliza diversas estrategias como el estudio de la legislación, textos teóricos, pero también la práctica del uso de signos, como forma de adquirir vocabulario. Finalmente, encontramos que, para los estudiantes, la disciplina tiene una gran relevancia para la formación, a pesar de ser limitada, especialmente en cuanto al tiempo, solo un semestre académico. Además, demuestran comprender la lengua portuguesa como L2 para estudiantes con sordera.
Palavras-chave: Formação docente
Surdez
Educação Inclusiva
Teacher training
Deafness
Inclusive education
Formación docente
Sordera
Educación Inclusiva
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23146
Data do documento: 19-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NayaraAraujoDuarteLeitão_Tese.pdf925,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons