Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23151Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Queiroz, Suzana Santos de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-21T11:13:26Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-21T11:13:26Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23151 | - |
| dc.description.abstract | This article aims to analyze aspects related to teaching-learning methodologies employed by English language teachers from public schools. To carry out this research, a bibliographic review was made, including authors such as Jordão (2010), Tognato (2009), Costa (2001), Demo (2009), Uphoff (2008), Motter (2013), Jalil & Procailo (2009), Vilaça (2009), Fiscarelli (2007), Xavier & Urio (2006), Michelon (2003), Vasconcelos (2007) and Paiva (2009) and qualitative methodology was adopted, since data collection was carried out, with the purpose of a more detailed analysis on the opinions of the participating teachers. The results revealed that, even with difficulties in carrying out their work, English language teachers have the challenge of motivating the student to want to learm English, even if they do not have great perspectives regarding their future, for this it is necessary that the teacher is always updating your teaching method so that there is more effective and interactive learning. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-21T11:13:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 35 - TCC Suzana Queiroz_versao final.pdf: 869995 bytes, checksum: cfeb3fc2d244c2d960fb894564122dac (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-21T11:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 35 - TCC Suzana Queiroz_versao final.pdf: 869995 bytes, checksum: cfeb3fc2d244c2d960fb894564122dac (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Ensino público | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.title | O trabalho do professor de Língua Inglesa em escolas públicas: uma breve discussão sobre os aspectos metodológicos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Fábio Pessoa da, | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 15/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 15/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar aspectos relativos a metodologias de ensinoaprendizagem empregadas por professores de língua inglesa de escolas públicas. Para a realização desta pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica, incluindo autores como Jordão (2010), Tognato (2009), Costa (2001), Demo (2009), Uphoff (2008), Motter (2013), Jalil & Procailo (2009), Vilaça (2009), Fiscarelli (2007), Xavier & Urio (2006), Michelon (2003), Vasconcelos (2007) e Paiva (2009) e foi adotada a metodologia qualitativa, uma vez que foi realizada coleta de dados, com a finalidade de fazer-se uma análise mais detalhada sobre as opiniões dos professores participantes. Os resultados revelaram que, mesmo com dificuldades de realizar seu trabalho, professores de língua inglesa têm o desafio de motivar o aluno a querer aprender inglês, mesmo que eles não tenham grandes perspectivas com relação ao seu futuro, para isso é necessário que o professor esteja sempre atualizando seu modo de ensino para que haja uma aprendizagem mais eficaz e interativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. COSTA, A. C. G. O professor como educador.Salvador: Fundação Luís Eduardo Magalhães, 2001. DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6. Ed. Petrópolis: Vozes, 2009. FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/download/454/333. Acesso em: 04 nov. 2020. JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In. Artigo apresentado no IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2044_2145.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. JORDÃO, C. M. A posição do professor de inglês no Brasil: Hibridismo, identidade e agência. Letras & Letras. Uberlândia, v. 26, n. 2, p. 427-442, 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/download/25634/14173. Acesso em: 04 nov. 2020. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2011. MICHELON, D. A motivação na aprendizagem da língua inglesa. Revista Língua & Literatura, v. 5, n. 8 e 9, p. 78-96, 2003. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/33. Acesso em: 04 nov. 2020. MOTTER, R. M. B. Myway: um método para o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. 2013. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107628/319555.pdf?sequence=1. Acesso em: 04 nov. 2020. PAIVA, V. L. M. O. O ensino de língua estrangeira e a questão da autonomia. 2009. Disponível em: http://www.veramenezes.com/leauto.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020 PRODANOV, C.C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico.Rio Grande do Sul: Editora Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. TOGNATO, M. I. R. Professor ou Educador? Cidadania: uma responsabilidade social no ensino da literatura e da prática de ensino na formação inicial e continuada do professor de Língua Inglesa. Anais da III Semana de Iniciação Científica. Campo Mourão, Pr: FECILCAM, 11 a 14 de novembro/2002. p.71-79. ISSN: 1676-2835. Disponível em: http://pessoal.educacional.com.br/up/50280001/2902237/Professor%20ou%20Educador.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. TOGNATO, M. I. R.A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem. 2009. Tese (Doutorado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14071. Acesso em: 04 nov. 2020. UPHOFF, D. A história dos Métodos de Ensino de Inglês no Brasil. In: BOLOGNINI, C. Z. Discurso e ensino: A língua inglesa na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2008, p. 9-15. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4490214/mod_resource/content/5/Uphoff%202008.p df. Acesso em: 04 nov. 2020. VASCONCELOS, R. A. R. A motivação na aprendizagem de uma língua estrangeira. Leitura. Maceió, v. 1, n. 39, p. 241-253, 2007. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/viewFile/7269/5038. Acesso em: 04 nov. 2020. modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de humanidades, ISSN-1678-3182, v. 8, n. 30, p. 1-14, 2009. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/viewFile/653/538. Acesso em: 04 nov. 2020. XAVIER, R. P.; URIO, E. D. W. O professor de inglês e o livro didático: que relação é essa?.Trabalhos de Linguística Aplicada, v. 45, n. 1, p. 29-54, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tla/v45n1/a03.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 35 - TCC Suzana Queiroz_versao final.pdf | 849,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
