Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23160Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Bruna Gomes Martins da | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-21T13:51:36Z | - |
| dc.date.available | 2021-06-18 | - |
| dc.date.available | 2022-06-21T13:51:36Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23160 | - |
| dc.description.abstract | Youth and Adult Education consists of a teaching modality that has particular characteristics when compared to classes considered regular since it consists of different age groups. In view of this, this research aims at identifying the profiles of students of Youth and Adult Education and the main challenges they encounter in learning the English Language. For this, a bibliographical research was carried out in order to analyze different studies that demonstrate an overview of the profiles of YAE (EJA, in Portuguese) students and their difficulties when studying the English language. Through this analysis, it was noticed that the students of YAE (EJA) present themselves with great heterogeneity, since the classes are composed of people from different social classes and very different age groups. The presence of adult people in classes they are enrolled and the long period they stayed outside the school environment increase their lack of knowledge and devaluation in relation to the English language, which requires greater skills of English language teachers to promote their motivation and a viable alternative is the promotion of the English language with elements that are part of the daily life of students of Youth and Adult Education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-21T13:51:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 04 - Bruna Gomes - TCC.pdf: 1135248 bytes, checksum: f544e9892fd8ab116c698f2c39112c00 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-21T13:51:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 04 - Bruna Gomes - TCC.pdf: 1135248 bytes, checksum: f544e9892fd8ab116c698f2c39112c00 (MD5) Previous issue date: 2021-06-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Perfil do alunado | pt_BR |
| dc.title | A Língua Inglesa na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Renata Gonçalves | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 21/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 21/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos consiste em uma modalidade de ensino que possui características particulares quando comparadas às turmas consideradas regulares, uma vez que é constituída por diferentes faixas etárias. Diante disso, esta pesquisa surge com o objetivo de identificar os perfis de estudantes da Educação de Jovens e Adultos e os principais desafios que esses encontram na aprendizagem de Língua Inglesa. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que perpassou pela análise de diferentes estudos já realizados que demonstram um panorama dos perfis do alunado da EJA e suas dificuldades diante da Língua Inglesa. Por meio desta análise percebeu-se que o/a aluno/aluna da EJA apresenta-se com grande heterogeneidade, pois as turmas são compostas por pessoas de diferentes classes sociais e de faixas etárias muito diversas. A presença de pessoas com idade superior a série/turma em que está matriculada e o longo período em que ficaram fora do ambiente escolar aumentam o desconhecimento/desvalorização que estes têm em relação à Língua Inglesa. Nesse cenário, são requeridas maiores habilidades dos professores de Língua Inglesa de motivar o alunado. Por fim, compreende-se que uma alternativa viável seja a promoção da Língua Inglesa com elementos que fazem parte do cotidiano do alunado da Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do trabalho científico. In: FARIA Evangelina Maria B. de; ALDRIGUE, Ana Cristina S. (org.). Linguagens: usos e reflexões. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2008, v. II, p. 269-301. BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 11 abr. 2021. _____. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DCNEJ), 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Acesso em: 30 de novembro de 2020. _____. Decreto n° 91.980: Educação e realização pessoal / José Sarney -- Educação de jovens e adultos. Disponível em: < http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/200572>. Acesso em: 10 de novembro de 2020. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1995. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. _____ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. _____. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35. Ed. São Paulo: Paz e terra, 1999. _____. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. _____. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974. GADOTTI, Moacir. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. Cortez, 2003. GALDINO, Luciana dos Santos. “Professora, que legal, hoje eu falei inglês na sua aula!” Estratégias didático-pedagógicas para dinamizar o ensino/aprendizagem de língua inglesa na EJA. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) – UFPB: João Pessoa, 2018. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.14, p.108-130, mai-ago. 2000. Histórico da EJA no Brasil. Pedagogia ao Pé da Letra, 2013. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/historico-da-eja-no-brasil/>. Acesso em: 10 fev. 2021. MEDEIROS, Letícia Miranda; FONTOURA, Helena Amaral da. O desafio de ensinar língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 8291, jan./abril. 2017. MORAN, José Manuel. Mudar a forma de ensinar com a internet: transformar a aula em pesquisa. USP, 2004. MULIK, Katia Bruginski. O ensino da Língua Inglesa na Educação de Jovens e Adultos. In: X Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: 07 a 10 de nov. 2011 Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4654_2995.pdf Acesso em: 11 abr. 2021. PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. 5. ed. São Paulo: Loyola, Ibrades, 1987. PEREIRA, Eliane Praisler. A Música como Instrumento Motivador nas Aulas de Língua Inglesa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Universidade Federal de Maringá, Mandaguari, 2017. PEREIRA, Marina Lúcia C. A construção do letramento na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. PIFFER, Paula Regina Perini. O Ensino Da Língua Inglesa Na EJA Em Uma Perspectiva Crítica Dos Novos Letramentos. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor: Produções didático-pedagógicas. Curitiba: Governo do Paraná, 2013. PORCARO, Rosa Cristina. A história da educação de jovens e adultos no Brasil. Viçosa: Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, 2007. Disponível em: https://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2012/09/porcaro_historiaejanobrasil.doc Acesso em: 11 de abr. 2021. RIBEIRO, Vera Maria Masagão (coord.). Educação para Jovens e Adultos. Ensino Fundamental – propostas curriculares para 1° segmento. São Paulo: Ação Educativa Brasileira/MEC, 2001. SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da Língua Inglesa no Brasil. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. n.1, dezembro de 2011. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166 Acesso em: 11 abr. 2021. SANTOS, Libério Mayk Luciano dos. LOPES, Viviane Calazans. Pressupostos Históricos, Teóricos e Legais da EJA no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 5. ed. ano 2, v. 1. p. 535-546, Jul. 2017. SANTOS, Pollyana dos; SILVA, Gabriela. Os Sujeitos da EJA nas Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Educação e Realidade. v. 45 n.2 Porto Alegre: 2020 Epub June 22, 2020. SATYRO, Diego. Estratégias de ensino de Língua Inglesa e afetividade na EJA: olhares múltiplos. 2018. 286 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. SILVA, Mosiana de Macedo. O ensino da língua inglesa aos alunos da EJA. Vi. En., v. 02, n. 02 p. 40-47, out/fev. 2010/2011. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/vidadeensino/article/view/435/309. Acesso em: 16 de mai. 2021. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 04 - Bruna Gomes - TCC.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
