Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23160| Tipo: | TCC |
| Título: | A Língua Inglesa na educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades |
| Autor(es): | Silva, Bruna Gomes Martins da |
| Primeiro Orientador: | Gomes, Renata Gonçalves |
| Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos consiste em uma modalidade de ensino que possui características particulares quando comparadas às turmas consideradas regulares, uma vez que é constituída por diferentes faixas etárias. Diante disso, esta pesquisa surge com o objetivo de identificar os perfis de estudantes da Educação de Jovens e Adultos e os principais desafios que esses encontram na aprendizagem de Língua Inglesa. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica que perpassou pela análise de diferentes estudos já realizados que demonstram um panorama dos perfis do alunado da EJA e suas dificuldades diante da Língua Inglesa. Por meio desta análise percebeu-se que o/a aluno/aluna da EJA apresenta-se com grande heterogeneidade, pois as turmas são compostas por pessoas de diferentes classes sociais e de faixas etárias muito diversas. A presença de pessoas com idade superior a série/turma em que está matriculada e o longo período em que ficaram fora do ambiente escolar aumentam o desconhecimento/desvalorização que estes têm em relação à Língua Inglesa. Nesse cenário, são requeridas maiores habilidades dos professores de Língua Inglesa de motivar o alunado. Por fim, compreende-se que uma alternativa viável seja a promoção da Língua Inglesa com elementos que fazem parte do cotidiano do alunado da Educação de Jovens e Adultos. |
| Abstract: | Youth and Adult Education consists of a teaching modality that has particular characteristics when compared to classes considered regular since it consists of different age groups. In view of this, this research aims at identifying the profiles of students of Youth and Adult Education and the main challenges they encounter in learning the English Language. For this, a bibliographical research was carried out in order to analyze different studies that demonstrate an overview of the profiles of YAE (EJA, in Portuguese) students and their difficulties when studying the English language. Through this analysis, it was noticed that the students of YAE (EJA) present themselves with great heterogeneity, since the classes are composed of people from different social classes and very different age groups. The presence of adult people in classes they are enrolled and the long period they stayed outside the school environment increase their lack of knowledge and devaluation in relation to the English language, which requires greater skills of English language teachers to promote their motivation and a viable alternative is the promotion of the English language with elements that are part of the daily life of students of Youth and Adult Education. |
| Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Língua Inglesa Perfil do alunado |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23160 |
| Data do documento: | 14-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 04 - Bruna Gomes - TCC.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
