Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23171
Tipo: | TCC |
Título: | Religiosidade como estratégia criativa para o aumento do hábito de leitura |
Autor(es): | Balbino, Ilclébio Glauco Pereira |
Primeiro Orientador: | Osias, Juliene Paiva de Araújo |
Resumo: | Estamos diante de uma realidade que é a falta do hábito de leitura em nosso país: aproximadamente 72% de nossa população não apresenta um hábito voltado para o ato de ler, segundo a quarta edição da pesquisa RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL, aspecto abordado ao longo deste artigo, por meio da pesquisa. Com isso, percebemos como estamos nos prejudicando como nação, tendo em vista que muita criatividade, inovação, pessoas críticas e eficazes em meio ao desenvolvimento de nossa sociedade estão deixando de surgir, características essas que são desenvolvidas no indivíduo por meio do hábito da leitura. Vamos sinalizar, nesse estudo científico, e sugerir um caminho que pode mudar esse índice de negatividade para uma esfera cujo resultado a nossa mente não consegue ainda assimilar, discutindo a necessidade do resgate ao hábito de leitura, no tocante àqueles que perderam o interesse, e vislumbrando talvez novos leitores. O caminho apontado ao longo desta pesquisa é o estímulo a todos, no sentido de que obtenham mais conhecimento de suas crenças, desenvolvendo, com isso, hábitos de leitura no indivíduo, por meio de conteúdos que o mesmo deseje aprender mais. E com isso, vamos indicar, mediante algumas entrevistas e exemplos individuais de algumas pessoas, que existem estímulos em nosso dia a dia, que estão sendo negligenciados e podem nos ajudar a mudar para melhor o aumento de leitura no Brasil. O método utilizado uma entrevista estruturada, formalizada segundo Gil (2008), com perguntas abertas, as quais foram registradas por meio de gravação de áudio, para facilitar a análise e sua descrição em todo o material. Foram entrevistadas 25 pessoas, no período de abril a maio de 2021, em uma comunidade. Ao longo do presente estudo, vamos identificar que muitas pessoas estão atuantes em sua leitura diária, por meio de suas crenças, seja ela qual for. |
Abstract: | We are facing a reality that is the lack of the reading habit in our country: approximately 72% of our population does not have the habit of reading, according to the fourth edition of the survey RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL, an aspect addressed throughout this article, by means of the survey. With this, we realize how we are harming ourselves as a nation, considering that much creativity, innovation, critical and effective people in the midst of the development of our society are failing to emerge, characteristics that are developed in the individual through the habit of reading. We will signal, in this scientific study, and suggest a path that can change this index of negativity into a sphere whose result our minds cannot yet assimilate, discussing the need to rescue the habit of reading, regarding those who have lost interest, and perhaps envisioning new readers. The path pointed out throughout this research is the stimulus for everyone to obtain more knowledge of their beliefs, thus developing reading habits in the individual, through contents that he/she wants to learn more about. And with this, we will indicate, through some interviews and individual examples of some people, that there are stimuli in our daily lives that are being neglected and can help us to change for the better the increase of reading in Brazil. The method used a structured interview, formalized according to Gil (2008), with open questions, which were recorded by audio recording, to facilitate the analysis and its description throughout the material. Twenty-five people were interviewed, in the period from April to May 2021, in a community. Throughout this study, we will identify that many people are active in their daily reading, through their beliefs, whatever they may be. |
Palavras-chave: | Leitura Estímulos para leitura Crenças |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23171 |
Data do documento: | 12-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
08 - Ilclébio Glauco - TCC.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons