Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Jaciara Jesuino-
dc.date.accessioned2022-06-22T14:18:59Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2022-06-22T14:18:59Z-
dc.date.issued2021-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23174-
dc.description.abstractThe constant transformations that society is going through, with the advancement of technology, have led us to realize the importance of research on Active Methodologies in the educational field (BACICH and MORAN, 2018). This issue became more evident in 2020, with the impact of the COVID-19 pandemic, which made teachers need to reinvent their pedagogical practices, adapting them to a new classroom context in remote education. Therefore, this work aims to understand the perception of English language teachers about Active Methodologies and their use in the classroom, as well as to present a work proposal based on the methodology called Problem-Based Learning (PBL). To fundamental the work, we started from the studies of Bacich and Moran (2018), Martins (2020) and Souza and Dourado (2015), Jungles (2017) and Sahagoff (2019), who understand that the use of Active Methodologies facilitates and encourage students to develop a critical and creative profile. The research was configured as an exploratory case study, with a qualitative approach. A questionnaire was requested, via Google Forms application, with three (03) English Language teachers who worked in Basic Education, in 2020, in a municipality in the interior of the state of Paraíba. The survey results show that the knowledge of teachers about Active Methodologies is recent; one of the professors even did not know this type of methodology; the other two revealed that they already make use of active methodologies in their classes. It was also evident that the use of Active Methodologies promotes greater interest and participation on the part of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-22T14:18:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 11 - Jaciara Rodrigues - TCC.pdf: 2090252 bytes, checksum: 78ae09027591303b605295b74c241265 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T14:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 11 - Jaciara Rodrigues - TCC.pdf: 2090252 bytes, checksum: 78ae09027591303b605295b74c241265 (MD5) Previous issue date: 2021-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.titleMetodologias Ativas e o Ensino de Língua Inglesa na Educação Básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, Laurênia Souto-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.description.resumoAs constantes transformações pelas quais passa a sociedade, com o avanço da tecnologia, têm nos levado a perceber a importância das pesquisas sobres as Metodologias Ativas no campo educacional (BACICH e MORAN, 2018). Essa questão ficou mais evidente em 2020, com o impacto da pandemia da COVID-19, que fez com que os professores precisassem reinventar suas práticas pedagógicas, adaptando-as a um novo contexto de aula no ensino remoto. Diante disso, neste trabalho, objetiva-se compreender qual a percepção dos professores de Língua Inglesa acerca das Metodologias Ativas e de seu uso em sala de aula, bem como apresentar uma proposta de trabalho fundamentada na metodologia denominada Aprendizagem baseada em Problemas (PBL)1. Para fundamentar o trabalho, partiu-se dos estudos de Bacich e Moran (2018), Martins (2020) e Souza e Dourado (2015), Jungles (2017) e Sahagoff (2019), os quais compreendem que o uso das Metodologias Ativas facilita e incentiva o discente a desenvolver um perfil crítico e criativo. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário, via aplicativo Google Forms, com três (03) professores de Língua Inglesa que atuaram na Educação básica, no ano de 2020, em um município do interior do estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa apontam que o conhecimento dos professores sobre as Metodologias Ativas é recente; um dos professores, inclusive, ainda não conhecia esse tipo de metodologia; os outros dois revelaram já fazer uso das metodologias ativas em suas aulas. Ficou evidente, ainda, que o uso das Metodologias Ativas promove maior interesse e participação por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, Lise Vírgínio Vieira.; NOGUEIRA, Teresinha de Fátima. Metodologias Ativas: Saberes, representações e implicações para a sala de aula de Língua Inglesa. Revista CBTecLE V.1, n.2, 2018. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/140. Acesso em 07 abr. 2021. ISSN-2526-4478 Qualis B3 2018/2018. BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias Ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BARROWS, H. S. A Taxonomy of Problem-Based Learning methods. Medical Education, v.20, p. 481-486, 1986. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2923.1986.tb01386.x. Acesso em 19 maio, 2021. BEHAAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. 6 de julho de 2020.Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensinoremoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/ BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf. Acesso em 19 maio.2021. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.Disponível em: https://www.academia.edu/32248751/As_metodologias_ativas_e_a_promo%C3%A7% C3%A3o_da_autonomia_de_estudantes_Active_methodologies_and_the_nurturing_of_ students_autonomy. Acesso em 17 maio. 2021. DOI: 10.5433/16790359.2011v32n1p25. BRASIL. Comitê Gestor da Internet. TIC educação 2014: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014. Disponível em: Acesso em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Educacao_2014_livro_eletronico.p df. Acesso em 24 maio 2021. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em 19 maio.2021. BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2015. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/estudo_oensinodoinglesnaeducacao publicabrasileira.pdf. Acesso em 14 maio. 2021. CATIVELLI, Adriana Stefani; MONSANI, Diego; JULIANI, Jordan Paulesky. Gamificação em bibliotecas: despertando a motivação nos usuários. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 21, n. 45, p. 7081,jan./abr.,2016. ISSN 1518-2924. DOI:10.5007/1518-2924.2016v21n45p70. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2016v21n45p70/31131. Acesso em 17 abr. 2021. DOLAN, E. L.; COLLINS, J. P. We must teach more effectively: here are four ways to get started. Molecular Biology of the Cell, v. 26, n. 12, 2015. Disponível em: FELIZOLA, P. A. M. O direito à comunicação como princípio fundamental: internet e participação no contexto da sociedade em rede e políticas públicas de acesso à internet no Brasil. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações, v. 3, n. 1, p. 205-280, 2011. FILHO, Et al. Aprendizagem baseada em problema (pbl): uma inovação Educacional? Revista CESUMAR jul./dez. 2017, v. 22, n. 2, p. 403-424 DOI: http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n2p403-424. Acesso em 18 abr. 2021. FRANCO, Barbára Alves da Rocha. O uso das tics como instrumento para ensino da língua inglesa: perspectivas e desafios. Revista CbTecle, v1. ISSN 2526-4478 . São Paulo, 2018. Disponível em: https://cbtecle.com.br/revista/index.php/CBTecLE/article/view/120/76. Acesso em: 31 jan. 2021. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002. JUNGES, Simone Santos. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino - aprendizagem de língua inglesa no ensino superior. In: X Congresso Nacional de Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. 2011 Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4390_3103.pdf. Acesso em 21 abr. 2021. JUNGES, Simone dos Santos; JUNGES, Kelen dos Santos. Aprendizagem baseada em problemas: uma metodologia nova ou uma metodologia inovadora? Revista intersaberes - ISSN 1809-7286, 12(26), 287-304. Disponível em: https://doi.org/10.22169/revint.v12i26.1302. Acesso em 15 abr. 2021. Education, Inc., 2003. Disponível em: http://cdn2.sfoutsidelands.com/rxzp/00-mrdudley-sanford-2/problem-based-learning-for-teachers-grades-6-12-0205339204.pdf. Acesso em 24 maio.2021. LEITE, Laurinda.; ESTEVES, Esmeralda. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In SILVA, Bento; ALMEIDA, Leandro. Coord. – Actas do Congresso GalaicoPortuguês de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 1752-1768. Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/5537. Acesso em 18 maio.2021. MARTINS, Gercimar. Metodologias Ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020. MASSETO, Marcos Tarcísio.Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. Novas tecnologias e mediação pedagógica. In: MORAN, José Manuel; Masetto, Marcos Tarcisio; Behrens, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000. - Coleção Papirus Educação. Disponível em: https://www.academia.edu/10222269/Moran_Masetto_e_Behrens_NOVAS_TECNOL OGIAS_E_MEDIA%C3%87AO_PEDAGOGICA. Acesso em 18 maio. 2021. MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Tradução de Anatólio Laschuk. Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB. Disponível em: https://books.google.com.br. Acesso em 18 maio.2021. MORÁN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo. Et al (orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: Editora CRV, 2017, p.23-35. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2018/03/Metodologias_Ativas.pdf. Acesso em 14 maio. 2021. PIERINE, M. F. Aprendizagem baseada em problemas e em casos investigativos: construindo e avaliando possibilidades de implementação no Ensino Médio. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, RJ, 2015. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20663. Acesso em 28 Abr. 2021. PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior (p. 28). SciELO - EdUFSCar. Edição do Kindle. SAHAGOFF, Ana Paula da cunha. Metodologias ativas: um estudo sobre práticas pedagógicas. In: JÚNIOR, Jacks de Mello Andrade; SOUZA, Liliane Pereira; SILVA, Neidi Liziani Copetti (orgs). Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. 203p. SOARES Mara Alves; ARAÚJO Adriana Maria Procópio; LEAL Edvalda Araújo. Evidências Empíricas da Aplicação do Método Problem-based Learning (PBL) na Disciplina de Contabilidade Intermediária do Curso de Ciências Contábeis. Rio de Janeiro: Enanpad, 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/38/EPQ-B2672.pdf. Acesso em 19 maio. 2021. SOUZA, Luis; DOURADO, Samir Cristino. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Ano 31, Vol. 5. 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.2880. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880/1143. Acesso em 19 maio. 2021. TORP, L. e SAGE, S. Problems as Possibilities: Problem-Based Learning for K-16. Education. Alexandria: ACSD, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books. Acesso em 24 maio.2021. VEIT, Simoní Claudete Hirschmann. Metodologias Ativas para o Ensino de Língua Estrangeira. 2016. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4273/Simon %C3%AD%20Claudete%20Hirschmann%20Veit.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 30 jan. 2021. WOOD, D.F. ABC of Learning and Teaching in Medicine: Problem-Based Learning. British Medical Journal, v. 326, p.328-330, 2003. Disponível em: https://www.bmj.com/content/326/7384/328.full. Acesso em 24 maio.2021.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11 - Jaciara Rodrigues - TCC.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons