Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23174
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologias Ativas e o Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica |
Autor(es): | Rodrigues, Jaciara Jesuino |
Primeiro Orientador: | Sales, Laurênia Souto |
Resumo: | As constantes transformações pelas quais passa a sociedade, com o avanço da tecnologia, têm nos levado a perceber a importância das pesquisas sobres as Metodologias Ativas no campo educacional (BACICH e MORAN, 2018). Essa questão ficou mais evidente em 2020, com o impacto da pandemia da COVID-19, que fez com que os professores precisassem reinventar suas práticas pedagógicas, adaptando-as a um novo contexto de aula no ensino remoto. Diante disso, neste trabalho, objetiva-se compreender qual a percepção dos professores de Língua Inglesa acerca das Metodologias Ativas e de seu uso em sala de aula, bem como apresentar uma proposta de trabalho fundamentada na metodologia denominada Aprendizagem baseada em Problemas (PBL)1. Para fundamentar o trabalho, partiu-se dos estudos de Bacich e Moran (2018), Martins (2020) e Souza e Dourado (2015), Jungles (2017) e Sahagoff (2019), os quais compreendem que o uso das Metodologias Ativas facilita e incentiva o discente a desenvolver um perfil crítico e criativo. A pesquisa configurou-se como um estudo de caso do tipo exploratório, com abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário, via aplicativo Google Forms, com três (03) professores de Língua Inglesa que atuaram na Educação básica, no ano de 2020, em um município do interior do estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa apontam que o conhecimento dos professores sobre as Metodologias Ativas é recente; um dos professores, inclusive, ainda não conhecia esse tipo de metodologia; os outros dois revelaram já fazer uso das metodologias ativas em suas aulas. Ficou evidente, ainda, que o uso das Metodologias Ativas promove maior interesse e participação por parte dos alunos. |
Abstract: | The constant transformations that society is going through, with the advancement of technology, have led us to realize the importance of research on Active Methodologies in the educational field (BACICH and MORAN, 2018). This issue became more evident in 2020, with the impact of the COVID-19 pandemic, which made teachers need to reinvent their pedagogical practices, adapting them to a new classroom context in remote education. Therefore, this work aims to understand the perception of English language teachers about Active Methodologies and their use in the classroom, as well as to present a work proposal based on the methodology called Problem-Based Learning (PBL). To fundamental the work, we started from the studies of Bacich and Moran (2018), Martins (2020) and Souza and Dourado (2015), Jungles (2017) and Sahagoff (2019), who understand that the use of Active Methodologies facilitates and encourage students to develop a critical and creative profile. The research was configured as an exploratory case study, with a qualitative approach. A questionnaire was requested, via Google Forms application, with three (03) English Language teachers who worked in Basic Education, in 2020, in a municipality in the interior of the state of Paraíba. The survey results show that the knowledge of teachers about Active Methodologies is recent; one of the professors even did not know this type of methodology; the other two revealed that they already make use of active methodologies in their classes. It was also evident that the use of Active Methodologies promotes greater interest and participation on the part of students. |
Palavras-chave: | Metodologias Ativas Aprendizagem Baseada em Problemas Ensino remoto Língua Inglesa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23174 |
Data do documento: | 15-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
11 - Jaciara Rodrigues - TCC.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons