Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23214Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Maria Vanessa Soares de | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-28T17:23:32Z | - |
| dc.date.available | 2021-06-18 | - |
| dc.date.available | 2022-06-28T17:23:32Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23214 | - |
| dc.description.abstract | This article aims to discuss the question of the English language in elementary school, based on the proposals presented by the Common National Curriculum Base – BNCC, aiming to diachronically analyze how the role of foreign language in Brazilian education has been; know the proposals of the BNCC for teaching English in a contextualized way and understand how teaching this language in the classroom can contribute to its use outside the school environment. This article is the result of a bibliographic and documentary research carried out at BNCC. The nature of this research is qualitative, exploratory and descriptive. From a diachronic perspective, it sought to understand how foreign language teaching occurred in Brazil until the advent of the BNCC publication, in order to ensure meaningful learning for students. With this study, it was possible to understand how BNCC can contribute to the concreteness of teaching aimed at a greater relationship between the school environment and the students' social and historical reality, since there is no significant learning without taking into account the social context of the language. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-28T17:23:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 14 - Maria Vanessa Soares - TCC.pdf: 1103457 bytes, checksum: 64a94d30ee2d0609c7da3f5d2e4165ca (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-28T17:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 14 - Maria Vanessa Soares - TCC.pdf: 1103457 bytes, checksum: 64a94d30ee2d0609c7da3f5d2e4165ca (MD5) Previous issue date: 2021-06-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Ensino contextualizado | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.title | A língua Inglesa no ensino fundamental: algumas reflexões a partir da BNCC | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Walison Paulino de Araújo | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 22/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 22/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo discutir a questão da língua inglesa no ensino fundamental, tendo como base as propostas apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando analisar diacronicamente como tem sido o papel da língua estrangeira na educação brasileira; conhecer as propostas da BNCC para o ensino de língua inglesa de forma contextualizada e entender como o ensino desse idioma em sala de aula pode contribuir para o uso do mesmo fora do ambiente escolar. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental realizada na BNCC. A natureza dessa pesquisa é de base qualitativa, exploratória e descritiva. A partir de uma perspectiva diacrônica, buscou compreender como ocorreu o ensino de língua estrangeira no Brasil até o advento da publicação da BNCC, de forma a garantir uma aprendizagem significativa para os alunos. Com esse estudo pôde-se compreender como a BNCC pode contribuir para a concretude de um ensino voltado para uma maior relação entre ambiente escolar e realidade social e histórica dos educandos, visto que não há aprendizagem significativa sem levar em conta o contexto social da língua. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018 BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, p 1998. BRITISH COUNCIL; O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. 1ª Edição | São Paulo, p 18, 2015. CHAGAS, R. V. Didática Especial de Línguas Modernas. 2ª Ed. São Paulo: Editora Nacional, 1967. COLOMBO, C. S. O insumo linguístico oral em aulas de inglês como língua estrangeira para crianças: a fala do professor em foco. São José do Rio Preto, p 23, 2014DAY, Kelly. Ensino de língua estrangeira no Brasil: Entre a escolha obrigatória e a obrigatoriedade voluntária. Revista Escrita. Rio de Janeiro, v. 2012, n. 15, p.1-7, dez., 2012. JACOMELI, Mara Regina M. PCNs e Temas Transversais: análise histórica das políticas educacionais brasileiras. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. LEFFA, Vilson J. O ensino das línguas estrangeiras no contexto nacional. Revista Contexturas/Ensino Crítico da Língua IngLEa. Vol.4. São Paulo: APLIESP, p 11, 1998. LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.________. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdfROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, p 18, 2007. OLIVEIRA, Débora Lopes de; DERING, Renato de Oliveira. BNCC e língua inglesa: reflexões e implicações no processo de aprendizagem a partir da leitura. Volume 3, Número 4, 2018. OLIVEIRA, Fernando Alves de. Oralidade em língua inglesa, no ensino fundamental, à luz da BNCC: um olhar reflexivo. Volume 10, número 3, 2018. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 14 - Maria Vanessa Soares - TCC.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
