Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23214
Tipo: TCC
Título: A língua Inglesa no ensino fundamental: algumas reflexões a partir da BNCC
Autor(es): Oliveira, Maria Vanessa Soares de
Primeiro Orientador: Costa, Walison Paulino de Araújo
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a questão da língua inglesa no ensino fundamental, tendo como base as propostas apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando analisar diacronicamente como tem sido o papel da língua estrangeira na educação brasileira; conhecer as propostas da BNCC para o ensino de língua inglesa de forma contextualizada e entender como o ensino desse idioma em sala de aula pode contribuir para o uso do mesmo fora do ambiente escolar. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental realizada na BNCC. A natureza dessa pesquisa é de base qualitativa, exploratória e descritiva. A partir de uma perspectiva diacrônica, buscou compreender como ocorreu o ensino de língua estrangeira no Brasil até o advento da publicação da BNCC, de forma a garantir uma aprendizagem significativa para os alunos. Com esse estudo pôde-se compreender como a BNCC pode contribuir para a concretude de um ensino voltado para uma maior relação entre ambiente escolar e realidade social e histórica dos educandos, visto que não há aprendizagem significativa sem levar em conta o contexto social da língua.
Abstract: This article aims to discuss the question of the English language in elementary school, based on the proposals presented by the Common National Curriculum Base – BNCC, aiming to diachronically analyze how the role of foreign language in Brazilian education has been; know the proposals of the BNCC for teaching English in a contextualized way and understand how teaching this language in the classroom can contribute to its use outside the school environment. This article is the result of a bibliographic and documentary research carried out at BNCC. The nature of this research is qualitative, exploratory and descriptive. From a diachronic perspective, it sought to understand how foreign language teaching occurred in Brazil until the advent of the BNCC publication, in order to ensure meaningful learning for students. With this study, it was possible to understand how BNCC can contribute to the concreteness of teaching aimed at a greater relationship between the school environment and the students' social and historical reality, since there is no significant learning without taking into account the social context of the language.
Palavras-chave: Língua inglesa
BNCC
Ensino contextualizado
Aprendizagem significativa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23214
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
14 - Maria Vanessa Soares - TCC.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons