Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23214| Tipo: | TCC |
| Título: | A língua Inglesa no ensino fundamental: algumas reflexões a partir da BNCC |
| Autor(es): | Oliveira, Maria Vanessa Soares de |
| Primeiro Orientador: | Costa, Walison Paulino de Araújo |
| Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a questão da língua inglesa no ensino fundamental, tendo como base as propostas apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando analisar diacronicamente como tem sido o papel da língua estrangeira na educação brasileira; conhecer as propostas da BNCC para o ensino de língua inglesa de forma contextualizada e entender como o ensino desse idioma em sala de aula pode contribuir para o uso do mesmo fora do ambiente escolar. Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental realizada na BNCC. A natureza dessa pesquisa é de base qualitativa, exploratória e descritiva. A partir de uma perspectiva diacrônica, buscou compreender como ocorreu o ensino de língua estrangeira no Brasil até o advento da publicação da BNCC, de forma a garantir uma aprendizagem significativa para os alunos. Com esse estudo pôde-se compreender como a BNCC pode contribuir para a concretude de um ensino voltado para uma maior relação entre ambiente escolar e realidade social e histórica dos educandos, visto que não há aprendizagem significativa sem levar em conta o contexto social da língua. |
| Abstract: | This article aims to discuss the question of the English language in elementary school, based on the proposals presented by the Common National Curriculum Base – BNCC, aiming to diachronically analyze how the role of foreign language in Brazilian education has been; know the proposals of the BNCC for teaching English in a contextualized way and understand how teaching this language in the classroom can contribute to its use outside the school environment. This article is the result of a bibliographic and documentary research carried out at BNCC. The nature of this research is qualitative, exploratory and descriptive. From a diachronic perspective, it sought to understand how foreign language teaching occurred in Brazil until the advent of the BNCC publication, in order to ensure meaningful learning for students. With this study, it was possible to understand how BNCC can contribute to the concreteness of teaching aimed at a greater relationship between the school environment and the students' social and historical reality, since there is no significant learning without taking into account the social context of the language. |
| Palavras-chave: | Língua inglesa BNCC Ensino contextualizado Aprendizagem significativa |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23214 |
| Data do documento: | 14-Jun-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 14 - Maria Vanessa Soares - TCC.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
