Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23216
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Patricia Valliny Ferreira de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T17:55:53Z | - |
dc.date.available | 2021-06-18 | - |
dc.date.available | 2022-06-28T17:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23216 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to discuss, through bibliographic research about the use of films as a pedagogical support to encourage reading and as a tool for bringing students closer to classic world literature. With a proposition for didactic practice through the use of films in the classroom and the use of pedagogical tools that are part of the students’ world experience, it is possible to approach and involve them in significant constructions, directing them from the film to the book and vice versa. Therefore, this study seeks to contribute by casting a look at the use of film adaptations in the classroom, reflecting based on authors such as Napolitano (2003), Corrêa (2012), Stam (2008) and Lajolo (2001) as a way of elucidating through the discussions promoted by theorists, aiming at building knowledge and improving the quality of teaching. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-28T17:55:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 16 - Patrícia Valliny - TCC.pdf: 897491 bytes, checksum: d33876f5896d5af525bf2f705ee42e03 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-28T17:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 16 - Patrícia Valliny - TCC.pdf: 897491 bytes, checksum: d33876f5896d5af525bf2f705ee42e03 (MD5) Previous issue date: 2021-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.title | Do filme à obra: incentivando à leitura por meio de adaptações fílmicas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leite, Maria do Rosário S. | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 22/06/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 22/06/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo tratar e propor reflexões, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de filmes como suporte pedagógico de incentivo à leitura e aproximação dos alunos às obras clássicas da literatura mundial. Com uma proposta de prática didática, por meio do uso de filmes em sala de aula e com a utilização de ferramentas pedagógicas, as quais fazem parte da vivência e experiência de mundo do aluno, é possível aproximá-lo e envolvê-lo em construções significativas, encaminhando-o do filme para o livro e vice-versa. Portanto, esse estudo procura contribuir lançando um olhar sobre o uso das adaptações fílmicas em sala de aula, refletindo com base nos autores Napolitano (2003), Corrêa (2012), Stam (2008) e Lajolo (2001), entre outros, como forma de elucidar com base nas discussões promovidas pelos teóricos, visando à construção do conhecimento e à melhoria na qualidade de ensino. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | DINIZ, Thaís Flores Nogueira. Literatura e Cinema. Mini-Curso, XXXIII SENAPULLI: Fortaleza, 12 a 16 de junho de 2005. XAVIER, Ismael. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. p. 61 – 89. (2003). BRITO, João Batista de. Texto literário e filme: como ler o confronto. IN: Literatura no cinema. São Paulo: Unimarco. 2006. p. 7 – 21. CALVINO. Ítalo. Por que ler os clássicos. Tradução Wilson Moulin. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Horizonte. Editora UFMG, 2008. LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. SODRÉ, Muniz. Best-seller: a literatura de mercado. 2. ed. São Paulo: Ática, 1988. RICKLI Andressa Deflon, Cinema e Literatura – a adaptação em cena -Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR. 2015. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3574-1.pdf>. Acesso em:27/05/2021. Alba Regina de Azevedo Arana - UNOESTE Augusta Boa Sorte Oliveira Klebis – UNOESTE, A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno PUCPR 26 a 29/102015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17264_7813.pdf>. Acesso em:27/05/2021. MOURA Alexssandro Ribeiro (ufg), FILETTI Elisandra (ufg), Literatura e cinema: possibilidades de leitura em sala de aula. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/portugues_artigos/col e.pdf >. Acesso em: 28/05/2021. PEREIRA Olga Arantes, Cinema e Literatura: dois sistemas semióticos distintos, Kalíope, São Paulo, ano 5, n. 10, p. 42-69 ago./dez., 2009. Disponível em: <file:///E:/Downloads/747118251-1-SM.pdf>. Acesso em:27/05/2021. BENICÁ Mariana Marcon , Adaptações de livros para o cinema e sua influência na formação de leitores. 2014. Disponível em: <file:///E:/Downloads/63-83-Adapta%C3%A7%C3%B5esde-livros-para-o-cinema-e-sua-influ%C3%AAncia-na-forma%C3%A7%C3%A3o-deleitores.pdf>. Acesso em: 27/05/2021 SANTOS Gisele Cipriano - literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão – rupturas e continuidades, cajazeiras-pb, 2015. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/10138/1/GISELE%20CIPRIANO% 20DOS%20SANTOS.%20TCC.%20LICENCIATURA%20EM%20GEOGRAFIA.2015.pdf> Acesso em: 28/05/2021. GUALDA Linda Catarina, Literatura e Cinema: elo e confronto - em 13 de agosto de 2009. Disponível em: <file:///E:/Downloads/38267-Texto%20do%20artigo-45083-1-1020120814%20(1).pdf>. Acesso em: 29/05/2021. Nova Escola, 2021. Página inicial. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2598/por-que-ler-os-classicos#>. Acesso em:05/06/2021. Via Carreira, 2020. Página inicial. Disponível em: <https://viacarreira.com/filmes-paratrabalhar-em-sala-de-aula/> . Acesso em: 07 de jun. de 2021. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
16 - Patrícia Valliny - TCC.pdf | 876,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons