Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23216
Tipo: TCC
Título: Do filme à obra: incentivando à leitura por meio de adaptações fílmicas
Autor(es): Leite, Patricia Valliny Ferreira de Lima
Primeiro Orientador: Leite, Maria do Rosário S.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tratar e propor reflexões, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de filmes como suporte pedagógico de incentivo à leitura e aproximação dos alunos às obras clássicas da literatura mundial. Com uma proposta de prática didática, por meio do uso de filmes em sala de aula e com a utilização de ferramentas pedagógicas, as quais fazem parte da vivência e experiência de mundo do aluno, é possível aproximá-lo e envolvê-lo em construções significativas, encaminhando-o do filme para o livro e vice-versa. Portanto, esse estudo procura contribuir lançando um olhar sobre o uso das adaptações fílmicas em sala de aula, refletindo com base nos autores Napolitano (2003), Corrêa (2012), Stam (2008) e Lajolo (2001), entre outros, como forma de elucidar com base nas discussões promovidas pelos teóricos, visando à construção do conhecimento e à melhoria na qualidade de ensino.
Abstract: This paper aims to discuss, through bibliographic research about the use of films as a pedagogical support to encourage reading and as a tool for bringing students closer to classic world literature. With a proposition for didactic practice through the use of films in the classroom and the use of pedagogical tools that are part of the students’ world experience, it is possible to approach and involve them in significant constructions, directing them from the film to the book and vice versa. Therefore, this study seeks to contribute by casting a look at the use of film adaptations in the classroom, reflecting based on authors such as Napolitano (2003), Corrêa (2012), Stam (2008) and Lajolo (2001) as a way of elucidating through the discussions promoted by theorists, aiming at building knowledge and improving the quality of teaching.
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Literatura
Cinema
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23216
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
16 - Patrícia Valliny - TCC.pdf876,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons