Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23216
Tipo: | TCC |
Título: | Do filme à obra: incentivando à leitura por meio de adaptações fílmicas |
Autor(es): | Leite, Patricia Valliny Ferreira de Lima |
Primeiro Orientador: | Leite, Maria do Rosário S. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo tratar e propor reflexões, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de filmes como suporte pedagógico de incentivo à leitura e aproximação dos alunos às obras clássicas da literatura mundial. Com uma proposta de prática didática, por meio do uso de filmes em sala de aula e com a utilização de ferramentas pedagógicas, as quais fazem parte da vivência e experiência de mundo do aluno, é possível aproximá-lo e envolvê-lo em construções significativas, encaminhando-o do filme para o livro e vice-versa. Portanto, esse estudo procura contribuir lançando um olhar sobre o uso das adaptações fílmicas em sala de aula, refletindo com base nos autores Napolitano (2003), Corrêa (2012), Stam (2008) e Lajolo (2001), entre outros, como forma de elucidar com base nas discussões promovidas pelos teóricos, visando à construção do conhecimento e à melhoria na qualidade de ensino. |
Abstract: | This paper aims to discuss, through bibliographic research about the use of films as a pedagogical support to encourage reading and as a tool for bringing students closer to classic world literature. With a proposition for didactic practice through the use of films in the classroom and the use of pedagogical tools that are part of the students’ world experience, it is possible to approach and involve them in significant constructions, directing them from the film to the book and vice versa. Therefore, this study seeks to contribute by casting a look at the use of film adaptations in the classroom, reflecting based on authors such as Napolitano (2003), Corrêa (2012), Stam (2008) and Lajolo (2001) as a way of elucidating through the discussions promoted by theorists, aiming at building knowledge and improving the quality of teaching. |
Palavras-chave: | Incentivo à leitura Literatura Cinema |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23216 |
Data do documento: | 14-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
16 - Patrícia Valliny - TCC.pdf | 876,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons