Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23313| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso de tecnologias pelo professor de inglês durante a pandemia de COVID-19 em uma escola pública no município de Ingá/PB |
| Autor(es): | Silva, Dyêgo Ferreira da |
| Primeiro Orientador: | Silva, Fábio Pessoa da |
| Resumo: | A utilização das tecnologias para o ensino da língua inglesa já era algo presente na educação, porém com o advento da crise sanitário acometida pela COVID-19, e conseguintemente pelas medidas de segurança no que diz respeito ao distanciamento social, os governos estabeleceram medidas através de decretos de portarias para coibir a proliferação do vírus. Nesse contexto, as escolas de todos os Estados do país passaram a mudar a sua forma de ensino, do presencial para o virtual, sendo assim, fomentou o uso das tecnologias em sala de aula no ensino da língua inglesa. Como ferramentas pedagógicas os aparelhos eletrônicos e os softwares passaram a grandes aliados no desenvolvimento da práxis pedagógica. Nesse contexto, o presente estudo enfoca o uso das tecnologias para aprendizagem da língua inglesa e assim com o objetivo de analisar quais meios e recursos tecnológicos o professor vem utilizando para desenvolver seu trabalho remoto em tempos de pandemia. Apresentou-se o ensino da língua inglesa no contexto atual pandêmico, relação educação e tecnologia e ensino da língua no município de Ingá/PB, envolvendo três professores do ensino fundamental atuantes nesse munícipio. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa empírica, apoiada em um levantamento na base de dados através de um questionário elaborado no Google Forms, buscando-se evidenciar o uso das tecnologias em sala de aula pelo professor. Os dados foram apresentados em gráficos, com tratamento de estatística simples. Os resultados revelaram que existem diferentes tecnologias utilizadas no ensino da língua inglesa, notadamente os dispositivos móveis e seus aplicativos conectados à internet, como o Google Meet e o WhatsApp. A pesquisa analisada indica que o uso efetivo de novas tecnologias aprimora as habilidadesde aprendizado de língua inglesa dos alunos e estimula uma maior interação entre eles. |
| Abstract: | The use of technologies for teaching the English language was already present in education, but with the advent of the sanitary crisis affected by COVID-19, and consequently by the security measures with regard to social distancing, governments established measures through decrees of ordinances to curb the spread of the virus. In this context, schools in all states of the country began to change their way of teaching, from classroom to virtual, and thus, encouraged the use of technologies in the classroom in teaching the English language. As pedagogical tools, electronic devices and software became great allies in the development of pedagogical praxis. In this context, the present study focuses on the use of technologies for learning the English language and thus with the aim of analyzing which means and technological resources the teacher has been using to develop their remote work in times of pandemic. English language teaching in the current pandemic context, the relationship between education and technology and language teaching in the municipality of Ingá/PB, was presented, involving three elementary school teachers working in that municipality. As for the methodological procedures, it is an empirical research, supported by a survey in the database through a questionnaire elaborated in Google Forms, seeking to evidence the use of technologies in the classroom by the teacher. Data were presented in graphs, with simple statistical treatment. The results revealed that there are different technologies used in teaching the English language, notably mobile devices and their applications connected to the internet, such as google meet and WhatsApp. The research analyzed indicates that the effective use of new technologies improves students' English language learning skills and encourages greater interaction between them. |
| Palavras-chave: | Educação. Tecnologias. Língua Inglesa. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23313 |
| Data do documento: | 3-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 7 - Dyego - TCC.pdf | 393,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
