Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23371
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de TICS no ensino de química: do ensino tradicional ao período pandêmico |
Autor(es): | Medeiros Neto, José Martins de |
Primeiro Orientador: | Fiss, Gabriela Fehn |
Resumo: | Durante muito tempo, acreditou-se que o ensino deveria ser realizado por repetição e memorização de conteúdo. Entretanto, devido ao fracasso de grande parte dos alunos, passou-se a buscar novas formas de ensino nas quais o aluno se torna o personagem principal na construção do conhecimento. Em se tratando da disciplina de Química, a grande dificuldade está relacionada aos conteúdos complexos que, trabalhados no sistema tradicionalista de ensino, acabam se tornando difíceis de visualizar e compreender . Um novo caminho encontrado foi através do uso de TICS, que melhorou as formas de representar e explorar os conteúdos, tornando a aprendizagem mais rica e atraente para os alunos, por meio de métodos mais dinâmicos. Com a pandemia do coronavírus afetando também a educação, ficou mais evidente que a utilização de tecnologias já é uma realidade no ensino e que seu uso adequado trará benefícios diversos. |
Abstract: | For a long time it was believed that teaching should be carried out by repetition and memorization of content, however , due to the failure of most students, new ways of teaching were sought in which the student becomes the main character in the construction of knowledge. Speaking of the discipline of chemistry , the great difficulty is related to the complex contents that worked in the traditionalist education system end up becoming difficult to visualize and understand. A new path was found through technology , which improved the ways to represent and explore content, making learning richer and more attractive for students, through more dynamic methods. With the pandemic also affecting education, it became more evident that the use of technologies is already a reality in education and that their correct use will bring different benefits. |
Palavras-chave: | Química Tecnologia da informação e comunicação Ensino-aprendizagem em química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23371 |
Data do documento: | 8-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMMN11072022.pdf | 849,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.