Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23413
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Tamilles Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T17:07:55Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09 | - |
dc.date.available | 2022-07-12T17:07:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23413 | - |
dc.description.abstract | With the COVID-19 pandemic and the need for social distancing, educational institutions had to seek new ways of functioning, thus adhering to the remote education system. In this context, this research aimed to identify the impacts of remote teaching in English language classes in a school in Mundo Novo/BA. The research, classified as exploratory, descriptive and field, qualitative in nature, used a semi-structured interview with an English-speaking teacher at the school as a data collection technique. The interview was conducted remotely, and revealed that remote teaching had an impact on English language classes, due to the need to adapt some content to the new teaching format, in addition to the very need for the teacher to deepen her knowledge about the use of some digital resources for classes. An impact was also perceived in relation to the participation and learning of students, since many of them were unable to participate in classes, because they did not have access to the internet, and, among those who attended classes, many did not have the necessary support at home to assist in remote activities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-07-12T17:07:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 15 - Tamilles - TCC.pdf: 791797 bytes, checksum: 8b6888aef97f00653261ad37f3e5a1b8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-12T17:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 15 - Tamilles - TCC.pdf: 791797 bytes, checksum: 8b6888aef97f00653261ad37f3e5a1b8 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino Remoto. | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.subject | COVID-19. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia. | pt_BR |
dc.title | O impacto do ensino remoto nas aulas de língua inglesa em uma escola de Mundo Novo/BA | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 11/07/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 11/07/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que buscar novas formas de funcionamento, aderindo, portanto, ao sistema remoto de ensino. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os impactos do ensino remoto nas aulas de Língua Inglesa em uma escola de Mundo Novo/ BA. A pesquisa, classificada como exploratória, descritiva e de campo, de natureza qualitativa, teve como técnica de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com uma docente de língua inglesa da escola. A entrevista foi realizada remotamente, e revelou que o ensino remoto impactou nas aulas de língua inglesa, em razão da necessidade de adaptação de alguns conteúdos para o novo formato de ensino, além da própria necessidade de a docente aprofundar os conhecimentos sobre o uso de alguns recursos digitais para as aulas. Foi percebido também impacto com relação à participação e aprendizagem dos alunos, uma vez que muitos deles não conseguiram participar das aulas, por não terem acesso à internet, e, dentre os que assistiam às aulas, muitos não possuíam o apoio necessário em casa, para auxiliar nas atividades remotas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília, 1996. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino de Línguas Estrangeiras. 1998. CUNHA, U. N. S. Cibercultura e as identidades líquidas: reflexão sobre a cultura na era das novas tecnologias. Linguagens, identidades e letramentos, v. 2, n. 2, jul./dez., 2012. DENARDI, D. A. C.; MARCOS, R. A.; STANKOSKI, C. R. Mídias digitais nas aulas de língua inglesa: impactos da pandemia Covid-19. Ilha do Desterro, v. 74, n. 3, p. 113-143, Florianópolis, set/dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80733. Acesso em 04 out. 2021. DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: VII Congresso Nacional de Educação. Anais. Maceió/AL, 2020. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. GOEDERT, L.; ARNDT, K. B. F. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 2, Edição Especial, 2020. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999. MORAIS, I. O. D.; GARCIA, T. C. M.; RÊGO, M. C. F. D.; ZAROS, L. G.; GOMES, A. V. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula [recurso eletrônico]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571151. Acesso em 12 ago. 2021. MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais aprofundada. In.: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. MUNHOZ, A. S. Tecnologias Educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015. OLIVEIRA, I. B. M.; KISTERMANN JR, M. A. A “nova normalidade” educacional e o uso de tecnologias em diversos ambientes promovedores de mediação docente, metodologias ativas e aprendizagens significativas. Pesquisa e Ensino, Barreiras (BA), v. 1, p. 1-31, 2020. OLIVEIRA, R. A. C. S. Ferramentas digitais e metodologias ativas: estratégias para manter o engajamento dos alunos no contexto do ensino remoto emergencial em aulas de língua inglesa. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Anais... 2021. POLIDÓRIO, V. O Ensino de Língua Inglesa no Brasil. Travessias, Paraná, v. 8, n. 8, p. 340 - 346, 2014. SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura, ago. 2020. SOUSA, H. F.; LIMA, F. R. Os desafios docentes e as contribuições das tecnologias educacionais no ensino e aprendizagem de língua inglesa: cenários contemporâneos. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 218-235, jul./dez., 2018. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
15 - Tamilles - TCC.pdf | 773,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons