Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23413
Tipo: TCC
Título: O impacto do ensino remoto nas aulas de língua inglesa em uma escola de Mundo Novo/BA
Autor(es): Oliveira, Tamilles Rodrigues
Primeiro Orientador: Saeger, Márcia Maria de Medeiros Travassos
Resumo: Com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino tiveram que buscar novas formas de funcionamento, aderindo, portanto, ao sistema remoto de ensino. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os impactos do ensino remoto nas aulas de Língua Inglesa em uma escola de Mundo Novo/ BA. A pesquisa, classificada como exploratória, descritiva e de campo, de natureza qualitativa, teve como técnica de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com uma docente de língua inglesa da escola. A entrevista foi realizada remotamente, e revelou que o ensino remoto impactou nas aulas de língua inglesa, em razão da necessidade de adaptação de alguns conteúdos para o novo formato de ensino, além da própria necessidade de a docente aprofundar os conhecimentos sobre o uso de alguns recursos digitais para as aulas. Foi percebido também impacto com relação à participação e aprendizagem dos alunos, uma vez que muitos deles não conseguiram participar das aulas, por não terem acesso à internet, e, dentre os que assistiam às aulas, muitos não possuíam o apoio necessário em casa, para auxiliar nas atividades remotas.
Abstract: With the COVID-19 pandemic and the need for social distancing, educational institutions had to seek new ways of functioning, thus adhering to the remote education system. In this context, this research aimed to identify the impacts of remote teaching in English language classes in a school in Mundo Novo/BA. The research, classified as exploratory, descriptive and field, qualitative in nature, used a semi-structured interview with an English-speaking teacher at the school as a data collection technique. The interview was conducted remotely, and revealed that remote teaching had an impact on English language classes, due to the need to adapt some content to the new teaching format, in addition to the very need for the teacher to deepen her knowledge about the use of some digital resources for classes. An impact was also perceived in relation to the participation and learning of students, since many of them were unable to participate in classes, because they did not have access to the internet, and, among those who attended classes, many did not have the necessary support at home to assist in remote activities.
Palavras-chave: Ensino Remoto.
Língua Inglesa.
COVID-19.
Tecnologia.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23413
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
15 - Tamilles - TCC.pdf773,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons