Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23429
Tipo: | TCC |
Título: | Autismo, pais e a escola: um estudo de caso |
Autor(es): | Xavier, Julianny Nunes de Sousa |
Primeiro Orientador: | Lopez, Luiz Carlos Serramo |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista é definido como uma síndrome comportamental que implica no desenvolvimento neuropsicomotor, com dificuldades na compreensão, na linguagem e inter-relações. A desarmonia nos processos de convívio social, comunicação e comportamentos associados aos desajustes sensoriais são aspectos que prejudicam no processo ensino-aprendizagem e inclusão das pessoas com TEA em âmbito familiar, escolar e social. Os desafios parentais podem ser administráveis, mas quando há alterações nas emoções a relação com a criança fica tensa, com aumento da ansiedade e da raiva . Logo, o estudo teve como objetivo geral, verificar a presença dos estados emocionais estressantes e ansiosos dos pais no processo ensino-aprendizagem de um adolescente autista. Caracterizado como estudo de caso, descritivo-exploratório, com corte transversal, caráter qualitativo e quantitativo com abordagem bibliográfica, foi constituído por conveniência e abrangeu uma família com filho autista na cidade de João Pessoa (PB). A coleta de dados realizada pelo google forms compreendeu o questionário sociodemográfico, o questionário família/ensino-aprendizagem, a escala de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS-21); sendo a entrevista semiestruturada, a utilização do acelerômetro e gravador de voz realizadas no google meet. Para análise e representação dos dados foi utilizado o Excel 2013 e a análise de conteúdo de bardin com auxílio do software IRAMUTEQ, através da: estatística textual clássica, nuvem de palavras e pela análise de similitude. Diante dos resultados é possível constatar que a vivência é bastante difícil, onde há falta de respeito, agressividade verbal e corporal, principalmente com a mãe. O garoto apresenta sensibilidade ao toque, gosta de correr, imitar os colegas, assistir e escutar as mesmas músicas todos os dias, além de apresentar ecolalia. As dificuldades apresentadas no envolvimento do processo de ensino-aprendizagem em casa foram: falta de tempo, aceitação, desinteresse do filho e ausência da figura materna. E a percepção dos pais sobre o processo de ensino-aprendizagem de ciências mostrou que o interesse e a forma de ensino contribuem para uma boa base da disciplina. Além disso, foi possível observar algumas dificuldades no processo de inclusão escolar e na sociedade como: a falta de acolhimento e abertura por parte da escola, ausência de interesse e aceitação por parte da escola, rejeição, barreiras sociais, falta de compreensão do transtorno pelos vizinhos e pessoas. Ademais, houve confirmação da hipótese de que os pais de filhos autistas apresentam estados ansiosos e estressantes. E por fim, não se pode concluir que as emoções parentais interferiram na oscilação corporal, mas na frequência respiratória teve alteração significativa. Então, a partir dos resultados foi possível perceber que, é importante compreender as particularidades e vivência da criança e sua aprendizagem em casa, bem como a relação pai/filho e família/escola para assim, entender quais são os fatores envolvimentos que interferem diretamente no processo ensino-aprendizagem da pessoa com TEA. |
Abstract: | Autism Spectrum Disorder is defined as a behavioral syndrome that involves neuropsychomotor development, with difficulties in comprehension, language, and interrelationships. The disharmony in the processes of social interaction, communication, and behavior associated with sensory maladjustments are aspects that impair the teaching-learning process and the inclusion of people with ASD in the family, school, and social spheres. Parental challenges may be manageable, but when there are changes in emotions, the relationship with the child becomes strained, with increased anxiety and anger. Therefore, this study aimed to verify the presence of the parents' stressful and anxious emotional states in the teachinglearning process of an autistic adolescent. Characterized as a case study, descriptive-exploratory, with cross-sectional, qualitative and quantitative character with bibliographic approach, it was constituted by convenience and covered a family with autistic son in the city of João Pessoa (PB). The data collection carried out by Google forms included the sociodemographic questionnaire, the family/teachinglearning questionnaire, the Depression, Anxiety, and Stress Scale (DASS -21); the semi-structured interview, the use of the accelerometer, and the voice recorder were performed in Google Meet. For data analysis and representation, Excel 2013 was used, as well as the Bardin's content analysis with the help of the IRAMUTEQ software, through: classic textual statistics, word cloud, and similarity analysis. The results show that the experience is quite difficult, where there is lack of respect, verbal and corporal aggressiveness, especially with the mother. The boy presents sensitivity to touch, likes to run, imitate his colleagues, watch and listen to the same songs every day, besides presenting echolalia. The difficulties presented in the involvement of the teaching-learning process at home were: lack of time, acceptance, the child's lack of interest, and the absence of the mother figure. And the parents' perception about the science teaching-learning process showed that the interest and the way of teaching contribute to a good basis for the subject. Moreover, it was possible to observe some difficulties in the process of school inclusion and in society, such as: the lack of welcome and openness by the school, lack of interest and acceptance by the school, rejection, social barriers, lack of understanding of the disorder by neighbors and people. Furthermore, there was confirmation of the hypothesis that parents of autistic children present anxious and stressful states. And finally, it could not be concluded that the parental emotions interfered in the body sway, but the respiratory rate had a significant alteration. Then, from the results it was possible to realize that it is important to understand the particularities and experience of the child and his/her learning at home, as well as the parent/child and family/school relationship, in order to understand which are the involving factors that directly interfere in the teaching-learning process of the person with TEA. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista - TEA Parentalidade Inclusão social - Autismo Transtorno de percepção sensorial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23429 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JNSX12072022.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.