Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23467
Tipo: TCC
Título: O ensino da matemática em tempos de pandemia: desafio e possibilidade
Autor(es): Silva, Gabriela Carneiro da
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andréa Dantas de
Resumo: Este trabalho convida a uma reflexão sobre o ensino da matemática em duas escolas públicas no município de Alagoa Grande, Paraíba, durante a pandemia da COVID-19 entre os anos de 2020 e 2021. O objetivo central deste estudo foi o de identificar quais foram as principais dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem da Matemática pelos professores no ensino remoto e quais as ferramentas utilizadas por eles. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa surgiu devido aos desafios e dificuldades que se apresentaram a alunos e professores no período de fechamento das escolas e distanciamento social. Durante este período as aulas foram suspensas presencialmente, os professores tiveram que se reinventar profissionalmente para que as aulas continuassem a ser ministradas e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados. E nesse contexto da pandemia, os professores de Matemática utilizaram diversos recursos para que as aulas remotas oportunizassem a mesma qualidade das presenciais. A metodologia adotada no estudo foi de caráter exploratório do tipo pesquisa qualitativa, realizada com quatro professores que ministram aulas de matemáticas em escolas públicas no município de Alagoa Grande, envolvendo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A pesquisa de campo utilizou entrevista semiestruturada para embasar nossas considerações. Através da análise dos dados e da discussão proposta, os resultados indicaram muitas dificuldades e adaptações que professores e alunos enfrentam neste momento de pandemia, como a falta de aparato tecnológico para dar suporte às aulas, falta de internet nas escolas e falta de conhecimento dos aplicativos disponibilizados pelos participantes. Diante disso propomos uma sequência didática que possibilitará melhor estruturação das atividades didática de ensino de matemática. Logo, concluímos que a escola investigada não se encontrava preparada para um momento de crise, trazendo à tona a necessidade de um olhar mais atento ao ambiente escolar nas questões tecnológicas e estruturais das instituições do nosso estado.
Abstract: This work invites a reflection on the teaching of mathematics in two public schools in the municipality of Alagoa Grande, Paraíba, during the COVID-19 pandemic between the years 2020 and 2021. The main objective of this study was to identify which were the main difficulties encountered in teaching and learning Mathematics by teachers in remote teaching and which tools are used by them. The interest in developing the research work arose due to the challenges and difficulties that were presented to students and teachers during the period of school closures and social distancing. During this period, classes were suspended in person, teachers had to reinvent themselves professionally so that classes continued to be taught and students remained attentive, interested and motivated. And in this context of the pandemic, mathematics teachers used several resources so that remote classes could provide the same quality as face-to-face classes. The methodology adopted in the study was of an exploratory nature of the qualitative research type, carried out with four teachers who teach mathematics classes in public schools in the municipality of Alagoa Grande, involving Elementary School and High School. The field research used semi-structured interviews to support our considerations. Through the analysis of the data and the proposed discussion, the results indicated many difficulties and adaptations that teachers and students face at this time of pandemic, such as the lack of technological apparatus to support classes, lack of internet in schools and lack of knowledge of applications. made available by the participants. In view of this, we propose a didactic sequence that will allow a better structuring of didactic activities for teaching mathematics. Therefore, we concluded that the investigated school was not prepared for a moment of crisis, bringing to light the need for a closer look at the school environment in terms of technological and structural issues of institutions in our state.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ensino remoto - matemática
Tecnologia da informação e comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23467
Data do documento: 13-Jun-2022
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCS15072022.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.