Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23601| Tipo: | TCC |
| Título: | A libras no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais na escola pública |
| Autor(es): | Souza, Elizenne Procópio de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Izaura Maria de Andrade da |
| Resumo: | A Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é reconhecida como principal instrumento de comunicação e expressão do surdo pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, possui características gramaticais próprias que se diferenciam do português. Com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 foi garantida, em escolas bilíngues ou escolas regulares da rede pública de ensino, a inclusão de alunos surdos e pessoas com deficiência auditiva, professores cientes da singularidade linguística dos alunos surdos, como também a presença de intérprete de Libras-Português. Esta pesquisa sobre o ensino da Libras no processo de letramento e alfabetização nos Anos Iniciais na escola pública, tem a finalidade de refletir sobre a importância da Libras no processo de alfabetização dos alunos surdos, na perspectiva da diminuição das barreiras de comunicação e interação entre surdos e ouvintes, como também, das práticas pedagógicas que estavam sendo adotadas na aprendizagem destes alunos no ensino público no sentido de buscarem conhecimento sobre a Libras e à Educação de Surdos, para que possam criar um ambiente educativo propício para que TODOS, surdos e ouvintes, avancem no processo de ensino-aprendizagem, na comunicação e interação. Esta pesquisa foi realizada a partir da Pesquisa de Campo, por meio de questionário semiestruturado com onze perguntas abertas e fechadas, aplicado à quatro professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sendo um professor do primeiro ano, um do segundo ano e professor 1 e 2 do terceiro ano, sendo o professor do segundo ano e o professor 1 do terceiro ano fazem parte da mesma instituição de ensino, que ensinaram crianças surdas, em salas inclusivas, nas escolas públicas municipais, na cidade de João Pessoa-PB. Diante dos dados obtidos, a partir da reflexão baseada nas bibliografias sobre a educação de surdos percebeu-se a dificuldade de aprendizagem que o aluno surdo enfrentou no início do ano por ter pouquíssimo conhecimento na Libras, como também pelo pouco preparo do professor em relação às especificidades linguísticas dos surdos, gerando assim, mais barreiras de interação e comunicação entre surdos e ouvintes e, consequentemente, no seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, observou-se que o ensino da Libras nas escolas vem contribuindo, de forma positiva, no processo de ensino- aprendizagem dos alunos surdos, na relação de interação e comunicação com os ouvintes e na vida do professor, pois o docente, ao ser desafiado pela inclusão do aluno surdo na sala de aula regular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, sente a necessidade de buscar conhecimento na área da Libras e de adotar metodologias que alcancem as especificidades linguísticas dos alunos surdos em sua sala de aula, contribuindo não só para o avanço educacional, mas também, a diminuição das barreiras sociais e comunicacionais entre os surdos e ouvintes. Sendo assim, o professor, ao ressignificar a educação para os surdos, promoverá o envolvimento e a participação de todos, principalmente do surdo, fomentando o sentimento de pertencimento e inserção em grupos sociais, bem como, a minimização dos obstáculos entre surdos e ouvintes. |
| Abstract: | The Brazilian Sign Language, Libras, is recognized as the main instrument of communication and expression of the deaf by Law nº 10.436, of April 24, 2002, it has its own grammatical characteristics that differ from Portuguese. With Decree nº 5.626, of December 22, 2005, the inclusion of deaf students and people with hearing impairments, teachers aware of the linguistic singularity of deaf students, as well as the presence of a Libras-Portuguese interpreter. This research on the teaching of Libras in the literacy and literacy process in the Initial Years in public schools, aims to reflect on the importance of Libras in the literacy process of deaf students, with a view to reducing barriers to communication and interaction between deaf people. and listeners, as well as the pedagogical practices that were being adopted in the learning of these students in public education in order to seek knowledge about Libras and Deaf Education, so that they can create an educational environment conducive to ALL, deaf and hearing people, advance in the teaching-learning process, in communication and interaction. This research was carried out from the Field Research, through a semi-structured questionnaire with eleven open and closed questions, applied to four teachers from the early years of Elementary School I, being a teacher of the first year, one of the second year and teacher 1 and 2 of the third year, being the teacher of the second year and the teacher of the third year, they are part of the same educational institution, which taught deaf children, in inclusive classrooms, in municipal public schools, in the city of João Pessoa-PB. In view of the data obtained, from the reflection based on the bibliographies on the education of the deaf, it was noticed the learning difficulty that the deaf student faced at the beginning of the year for having very little knowledge in Libras, as well as for the lack of preparation of the teacher in relation to the linguistic specificities of the deaf, thus generating more interaction and communication barriers between the deaf and hearing people and, consequently, in their teaching-learning process. Thus, it was observed that the teaching of Libras in schools has contributed, in a positive way, to the teaching-learning process of deaf students, in the interaction and communication relationship with the listeners and in the teacher's life, since the teacher, when being challenged by the inclusion of deaf students in the regular classroom, in the early years of Elementary School I, feels the need to seek knowledge in the area of Libras and to adopt methodologies that reach the linguistic specificities of deaf students in their classroom, contributing not only for educational advancement, but also for the reduction of social and communicational barriers between deaf and hearing people. Therefore, the teacher, when redefining education for the deaf, will promote the involvement and participation of all, especially the deaf, fostering the feeling of belonging and insertion in social groups, as well as minimizing obstacles between deaf and hearing people. |
| Palavras-chave: | Libras Surdos Ensino - aprendizagem Professor - educação especial |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23601 |
| Data do documento: | 13-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EPS28062022.pdf | 802,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
