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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23614
Tipo: Dissertação
Título: Na batida do Brega Funk: as batalhas de passinho em João Pessoa/PB
Autor(es): Matias, Milena da Costa
Primeiro Orientador: Oliveira, Luciana Maria Ribeiro de
Resumo: Esta dissertação aborda as batalhas de passinho que acontecem na cidade de João Pessoa-PB no período de 2019 e 2020. As batalhas de passinho surgiram após a ascensão do Brega Funk, um ritmo pernambucano. Para observar essa prática juvenil, escolhi duas batalhas que acontecem em bairros diferentes: a Batalha de Mangabeira 7 e a Batalha do Busto. Utilizei a observação participante e análise dos discursos das/dos jovens que frequentam as batalhas. Dialoguei de forma presencial e online devido à pandemia de Covid-19, e também observei a utilização das mídias e das redes sociais pelas/os jovens que consomem o Brega Funk. A discussão teórica norteadora foi baseada em estudos da Antropologia Urbana (Magnani, 2005), (Velho, 1978), Culturas Juvenis (Souza, 2007), (Pereira, 2017), Música (Fontanella, 2005), (Vianna, 1987) e Comunicação (Janotti, 2011) e (Soares, 2017). Os resultados revelam que, a partir das batalhas, as/os jovens criam redes de sociabilidade, a música e a dança se mostram como pilares importantes na sociabilidade juvenil e as batalhas de passinho se tornam um momento de lazer. Apontam ainda que, através das batalhas, as/os jovens ressignificam espaços da cidade que são utilizados por outros grupos com diferenças geracionais, de classe e econômica. A partir da preferência musical, os jovens moldam-se a estilos e consumos em comum, criam uma estética norteada pelo consumo da música e dão visibilidade à sua criatividade em torno deste gênero musical, que também reverbera em popularidade nas redes sociais. A ocupação desses espaços da cidade também resulta em discursos de desaprovação e na criminalização das práticas do passinho e dos sujeitos que participam, no entanto os/as jovens têm potencializado seus talentos e sua criatividade através da dança e ocupando espaços físicos e virtuais através do Brega Funk.
Abstract: This dissertation addresses the passinho battles that happened in the city of João Pessoa-PB in the period of 2019 and 2020. The passinho battles emerged after the rise of Brega Funk, a rhythm from Pernambuco. To observe this youth practice, I chose two battles: the Batalha de Mangabeira 7 and the Batalha do Busto. I used participant observation and analysis of the speeches of the young people who attend the battles. I dialogued face-to-face and online due to the Covid-19 pandemic and observed the use of media and social networks by young people who consume Brega Funk. The guiding theoretical discussion was based on studies of urban anthropology (Magnani, 2005), (Velho, 1978), youth cultures (Souza, 2007), (Pereira, 2017), music (Fontanella, 2005), (Vianna, 1987) and communication (Janotti, 2011), and (Soares, 2017). The results reveal that from the battles young people create sociability networks, music and dance are shown as important pillars in juvenile sociability, and that the passinho battles have become a moment of leisure. They also point out that, through the battles, young people give new meaning to city spaces that are used by other groups with generational, class and economic differences. Based on their musical preference, young people mold themselves to common styles and consumption, create an aesthetic guided by the consumption of music, and give visibility to their creativity around this musical genre, which also reverberates in popularity on social networks. The occupation of these city spaces also shows discourses of disapproval and criminalization of the practices of passinho and the subjects that participate, however, young people have potentiated their talents and creativity through dance and occupied physical and virtual spaces through Brega Funk.
Palavras-chave: Brega Funk
Batalhas de Passinho
Juventude
Periferia
Lazer
Passinho Battles
Youth
Periphery
Leisure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23614
Data do documento: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

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