Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23659
Tipo: | TCC |
Título: | Geotecnologias e a educação geográfica escolar: narrativa sobre o uso de novas tecnologias da informação geográfica no ensino de geografia |
Autor(es): | Fernandes, Jennifer Marinho do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Silva, Richarde Marques da |
Resumo: | Este artigo é fruto das experiências de ensino e pesquisa em uma turma de Educação de Jovens e Adultos - EJA do ciclo V, correspondente ao Ensino Médio durante a disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Geografia, vivenciadas na Escola Cidadã Integral Técnica - ECIT Alice Carneiro, em João Pessoa, Paraíba. Os docentes devem levar em consideração o processo de ensino e as contribuições para a formação de cidadãos quando refere-se à aprendizagem da Geografia Escolar. Sendo assim, as Geotecnologias são ferramentas que podem ser utilizadas na construção do conhecimento geográfico, principalmente neste século XXI, desse modo, pode auxiliar os professores no ensino de Geografia. Além disso, a cartografia escolar pode proporcionar aos alunos uma maior compreensão e aprendizado dos conteúdos geográficos visto que é um dos assuntos que os estudantes mais sentem dificuldade. Portanto, este estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado de ensino em geografia, nas regências de aula presencial que abordaram principalmente a temática da cartografia, destacando a importância da utilização das geotecnologias no ensino-aprendizagem como forma de subsidiar práticas pedagógicas inovadoras e incentivar à criticidade do aluno, nesse mundo contemporâneo atual, além de relatar os resultados obtidos de um questionário diagnóstico aplicado em sala de aula. |
Abstract: | This article is the result of teaching and research experiences in a group of Youth and Adult Education - EJA of cycle V, corresponding to High School during the Supervised Internship in Geography Teaching, experienced at the Technical Integral Citizen School - ECIT Alice Carneiro, in João Pessoa, Paraíba. Teachers must take into account the teaching process and contributions to the formation of citizens when referring to the learning of School Geography. Therefore, Geotechnologies are tools that can be used in the construction of geographic knowledge, in this 21st century, therefore, it can mainly help teachers in the teaching of Geography. In addition, the card can provide students with a greater understanding and learning of school content since it is one of the school subjects that students have the most difficulty. Therefore, this experience has how to live the objective during the supervised internship of teaching in geography, in the regencies of face-to-face class that mainly addresses the theme of cartography, making the importance of using geotechnologies in teaching-learning as a way of subsidiary pedagogical practices and working with the student's criticism, in this contemporary world, in addition to the results, with the diagnosis applied in the classroom. |
Palavras-chave: | Geografia escolar Sensoriamento remoto Questionário diagnóstico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23659 |
Data do documento: | 23-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JMNF20072022.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.