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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23667
Tipo: TCC
Título: Ludicidade e inclusão de alunos com deficiência nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Lima, Tereza Cristina Ferreira de
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: A inclusão educacional das pessoas com deficiência vem ocorrendo por meio de um longo processo e diversos documentos e legislações já foram criados para garantir e afirmar esse direito. Além do direito à educação nas escolas em classe comum, as crianças com deficiência têm direito ao apoio do Atendimento Educacional Especializado com professores da área da Educação Especial para dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem. No espaço das Salas de Recursos Multifuncionais, os professores especializados podem trabalhar com jogos e brincadeiras educativas, além de estratégias pedagógicas que se adequem as especificidades de cada aluno para seu desenvolvimento. Este trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia teve por objetivo compreender quais as contribuições do lúdico no processo de inclusão de alunos com deficiência nas séries iniciais do ensino fundamental na visão do professor do Atendimento Educacional Especializado das escolas municipais de Pedras de Fogo/PB. Esta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, realizada a partir de uma pesquisa de campo descritiva, desenvolvida em quatro escolas municipais da cidade de Pedras de Fogo, do estado da Paraíba. Para a coleta dos dados foi feito uma entrevista semiestruturada com quatro professoras do Atendimento Educacional Especializado, uma de cada escola do município, pela plataforma Google Meet. Os áudios das entrevistas foram gravados, ouvidos e transcritos. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Os resultados evidenciaram que as professoras do Atendimento Educacional Especializado reconhecem o lúdico como ferramenta essencial nas práticas pedagógicas inclusivas, por promover possibilidades positivas ao aluno com deficiência, potencializando o desenvolvimento de habilidades e o processo interacional. As professoras também destacaram a participação dos alunos nas atividades lúdicas por se sentirem motivados e que por meio do lúdico esses educandos ultrapassam barreiras e adquirem autoconfiança, despertando para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Além disso, foi possível verificar que há uma articulação entre as professoras do Atendimento Educacional Especializado e as professoras da sala comum, em que ambas têm um relacionamento colaborativo no desenvolvimento das atividades lúdicas e partilham ideias e experiências em prol de uma prática pedagógica significativa, construtiva e inclusiva para os alunos. Desse modo, esse trabalho discute e promove reflexões acerca dessa importante e necessária ferramenta que é o lúdico nas práticas pedagógicas inclusivas, principalmente para os alunos com deficiência e de forma mais ampla para os educandos público-alvo da Educação Especial.
Abstract: The educational inclusion of people with disabilities has been taking place through a long process and several documents and legislation have already been created to guarantee and affirm this right. In addition to the right to education in regular school classrooms, children with disabilities are entitled to the support of Specialized Educational Assistance with Special Education teachers to support the teaching and learning process. In the space of the Multifunctional Resource Rooms, specialized teachers can work with educational games and plays, in addition to pedagogical strategies that adapt to the specificities of each student for their development. This Final Term Paper in degree in Pedagogy aimed to understand the contributions of ludic in the process of students with disabilities inclusion in the initial grades of elementary school in the view of the Specialized Educational Service teacher at municipal schools in Pedras de Fogo / PB. This research is a qualitative approach, carried out from a descriptive field research, developed in four municipal schools in the city of Pedras de Fogo, in the state of Paraíba. For data collection, a semi-structured interview was carried out with four Specialized Educational Service teachers, one in each municipal school, through Google Meet platform. The audios of the interviews were recorded, listened, and transcribed. The data was analyzed through thematic review. The results evidenced that the Specialized Educational Service teachers recognize the ludic as an essential tool in inclusive pedagogical practices, for promoting positive possibilities for students with disabilities, potentiating the skill development and the interaction process. Furthermore, it was possible to verify that there is an articulation between the Specialized Educational Service teachers and the teacher from the regular classrooms, in which both have a collaborative relationship in the development of ludic activities and share ideas and experiences in favor of a meaningful, constructive, and inclusive pedagogical practice for students. Therefore, this work discusses and promotes reflections about this important and necessary tool, which is the ludic in inclusive pedagogical practices, especially for students with disabilities and more broadly for students who are the target audience of Special Education.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão educacional
Lúdico
Sala de recursos multifuncionais
Atendimento Educacional Especializado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23667
Data do documento: 14-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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