Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Grazielly Fernanda da Silva-
dc.creatorMiguel, Rosely André de Melo-
dc.date.accessioned2017-09-22T14:57:57Z-
dc.date.available2016-08-03-
dc.date.available2017-09-22T14:57:57Z-
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2370-
dc.description.abstractThis monograph presents some thoughts and analysis on the teaching process of reading at school, and was based on the importance of reading to the subject, as an instrument that makes possible a range of developments for the reader: creativity, imagination, knowledge, the field of writing, both in the school context, and in the social environment. The theoretical contribution to our research was based on proposals that awaken the desire and pleasure for that activity, which often is poorly presented to students, and with a view to, in some situations, such as boring, tedious and uninspiring. To undo this negative stereotype about the reading, we propose the use of reading and a few methodologies in the school space to behold the literacy, in other words, the reading in its practicality, necessary in our daily life. Presented too, the textual narrative literary genres as enjoyable reading support, incitement and providing the reader with "travelling without moving".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-22T14:57:57Z No. of bitstreams: 1 GFSA03082016: 2257568 bytes, checksum: 8d094459d9edeb2bbd50d9ef84e49139 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-22T14:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GFSA03082016: 2257568 bytes, checksum: 8d094459d9edeb2bbd50d9ef84e49139 (MD5) Previous issue date: 2015-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros literários narrativospt_BR
dc.titleUm olhar para o ensino da leitura no 1° e 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Reginaldo Claudino de Salespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786292528944682pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta algumas reflexões e análises sobre o processo de ensino de leitura na escola, e tem como base a importância da leitura para os sujeitos, como instrumento que possibilita uma gama de desenvolvimentos para o leitor: a criatividade, a imaginação, o conhecimento, o domínio da escrita, tanto no contexto escolar, quanto no meio social. O aporte teórico para a nossa pesquisa foi fundamentado em propostas de leitura que despertem o desejo e o prazer para essa atividade, que, muitas vezes, é mal apresentada aos alunos, e vista, em algumas situações, como enfadonha, chata e desestimulante. Para desfazer esse estereótipo negativo acerca da leitura, é que propomos a utilização da leitura e de algumas metodologias no espaço escolar que contemplem o letramento, ou seja, a leitura no seu sentido prático, necessário no nosso cotidiano. Apresentamos, também, os gêneros textuais literários narrativos como suporte de leituras agradáveis, incentivantes e que proporcionam ao leitor “viajar sem sair do lugar”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFSA030820162,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.