Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23713
Tipo: TCC
Título: Leitura psicanalítica das funções docentes na relação com a criança durante a alfabetização e o letramento
Autor(es): Viana, Adriana Lessa
Primeiro Orientador: Andrade, Fernando Cézar Bezerra de
Resumo: O presente estudo objetiva, à luz da Teoria da Sedução Generalizada de Jean Laplanche, compreender as funções docentes na relação com a criança em processo de alfabetização e letramento. Para isso, foi sintetizado e comentado como estão asseguradas a organização e prática do ensino fundamental para, posteriormente, considerar suas consequências para as funções docentes na relação com a criança. Em seguida, apresentaram-se o conceito e a síntese das características dos processos psicológicos envolvidos na alfabetização e no letramento, bem como as contribuições gerais da teoria psicanalítica para a compreensão da vida social e psíquica da criança. Recorreu-se à teoria criada por Laplanche (1988), a fim de considerar o desenvolvimento psíquico e, neste, o surgimento do inconsciente a partir da infância, com as marcas oriundas das mensagens enigmáticas provindas dos adultos; nisso, igualmente se pensou o papel da língua, inclusive na leitura e na escrita, como sistema cultural que oferece códigos narrativos às crianças para que elas também possam ampliar, com esses códigos associados à alfabetização e ao letramento, suas traduções de enigmas constitutivos de sua subjetividade. Nesse sentido, a hipótese aqui discutida afirma que, no contexto das relações docente-discentes durante a alfabetização e o letramento, sempre marcadas pela reabertura da situação antropológica fundamental que deu origem ao psiquismo inconsciente, há duas funções docentes simultâneas: seduzir e apoiar traduções. Seduzir significa, no plano consciente, motivar para a aprendizagem, e no plano inconsciente, também endereçar mensagens associadas ao próprio desejo docente de saber, que nas origens é sexual. Já apoiar traduções implica em fornecer condições afetivas e culturais para a tradução do enigmático através da alfabetização, de modo que, no letramento, sejam incluídos tanto o exercício do teorizar sobre si e o mundo quanto as próprias teorias disso resultantes. Ora, nos dias atuais, compreende-se que a organização da formação docente determina uma ênfase equivocada no treino e nas avaliações de habilidades, segmentando o processo de aprendizagem, descuidando dos ritmos e particularidades próprios à atividade psíquica de quem aprende. Os docentes perdem consciência da totalidade desse processo, agindo meramente como técnicos e treinadores. A cada dia, a escola e a educação, se encontram cada vez mais prisioneiras do tempo, espaços escolares e mercado educacional, impedidas de realizarem as finalidades que lhes correspondem atribuindo caráter compulsório ao letramento e à alfabetização. É preciso existir desejo de saber tanto de quem aprende como de quem ensina, pois, aprender às vezes pode ser muito difícil e doloroso, provocando incômodos e mal-estar. Diante do exposto, a leitura laplancheana demonstra que as funções docentes de seduzir e apoiar traduções durante a alfabetização e o letramento são fundamentais para que as crianças possam, aprendendo a ler e escrever, motivar-se também por seus desejos e suportá-los para que novos enigmas (das letras) permitam atualizar e traduzir antigos enigmas (os da sedução generalizada que origina o psiquismo inconsciente).
Abstract: The present study aims, in the light of Jean Laplanche's Theory of Generalized Seduction, to understand the teaching functions in the relationship with children in the literacy process. For this, it was synthesized and commented on how the organization and practice of elementary education are ensured in order to, later, consider its consequences for the functions of teachers in the relationship with the child. Then, the concept and the synthesis of the characteristics of the psychological processes involved in literacy were presented, as well as the general contributions of psychoanalytic theory to the understanding of the child's social and psychological life. The theory created by Laplanche (1988) was used in order to consider psychic development and, in this, the emergence of the unconscious from childhood, with the marks arising from enigmatic messages coming from adults; in this regard, the role of language, including reading and writing, was also considered as a cultural system that offers narrative codes to children so that they can also expand, with these codes associated with literacy, their translations of constitutive enigmas of their subjectivity. In this sense, the hypothesis discussed here states that, in the context of teacher-student relationships during literacy, always marked by the reopening of the fundamental anthropological situation that gave rise to the unconscious psyche, there are two simultaneous teaching functions: to seduce and to support translations. To seduce means, on the conscious level, to motivate for learning, and on the unconscious level, also to address messages associated with the teacher's own desire to know, which in its origins is sexual. Supporting translations implies providing affective and cultural conditions for the translation of the enigmatic through literacy, so that both the exercise of theorizing about oneself and the world and the resulting theories are included. Now, nowadays, it is understood that the organization of teacher training determines a mistaken emphasis on training and skills assessments, segmenting the learning process, neglecting the rhythms and particularities of the psychic activity of the learner. Teachers lose awareness of the totality of this process, acting merely as technicians and coaches. Every day, school and education find themselves more and more prisoners of time, school spaces and the educational market, prevented from carrying out the purposes that correspond to them, attributing compulsory character to literacy. There must be a desire to know both from those who learn and from those who teach, because sometimes learning can be very difficult and painful, causing discomfort. In view of the above, Laplanchean reading demonstrates that those teaching functions, to seduce and support translations during literacy, are fundamental for children to be able, learning to read and write also be motivated by their desires and support them so that new enigmas (of letters) allow updating and translating old enigmas (those of generalized seduction that gives rise to the unconscious psyche).
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Docente - funções
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23713
Data do documento: 21-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALV28062022.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons