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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23766
Tipo: | TCC |
Título: | A intencionalidade pedagógica e o processo de avaliação formativa na educação infantil |
Autor(es): | Moreira, Isabella Medeiros |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre prática pedagógica e avaliação formativa no trabalho pedagógico realizado na educação infantil. Faz-se necessário superar uma visão assistencialista e reducionista desta etapa da educação básica, de forma a reconhecer sua importância para o desenvolvimento integral da criança. A partir do levantamento da revisão de literatura, foi realizada uma pesquisa de campo em instituição da rede privada de João Pessoa, Paraíba, com o objetivo de caracterizar a intencionalidade pedagógica na educação infantil e apontar suas implicações no processo de avaliação do desenvolvimento das crianças, assim como identificar a compreensão das participantes para a reflexão da prática pedagógica e avaliativa. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, em uma perspectiva exploratória e descritiva. Para a produção dos dados foi utilizado um questionário aplicado com professoras da educação infantil de uma escola da rede privada de João Pessoa, Paraíba. Para embasar o trabalho, o levantamento bibliográfico e documental permitiu apresentar instrumentos e práticas avaliativas da educação infantil utilizando as contribuições de autores que discutem a temática, a exemplo de Hoffmann (2011, 2014), Luckesi (2002, 2015, 2017), Guimarães, Cardona e Silva (2014), Black e William (2010); e a análise dos marcos regulatórios brasileiros através das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os resultados da pesquisa apontam que as professoras compreendem a relação e importância entre o planejamento e intencionalidade pedagógica com a avalição formativa das crianças ao refletir sobre tais aspectos, e identificam instrumentos utilizados em suas práticas investigativas para o desenvolvimento das crianças. Por outro lado, com base nos dados da pesquisa pouco foi observado em relação à prática reflexiva em propostas de documentação pedagógica com turmas com crianças entre 4-5 anos de idade. |
Abstract: | This paper aims to discuss the relationship between teaching practice and formative assessment in the teaching process of early childhood education. It is necessary to overcome an assistance and reductionist view of this stage of basic education, to recognize its importance for the integral child development. This monograph was based on a literature search for further research in a private institution in Joao Pessoa, Paraiba. The field search aimed to characterize the pedagogical intentionality in early childhood Education pointing out its implications in the process of assessment and children development, as well as to identify the understanding and reflective teaching and assessment practices. A qualitative research approach was used with exploratory and descriptive levels, through a questionnaire applied to early childhood teachers from a private school in Joao Pessoa, Paraiba. To support the work, the bibliographic and documentary survey allowed us to discuss concepts and present assessment tools and teaching strategies of early childhood Education using contributions from Hoffmann (2014), Luckesi (2015), Guimarães, Cardona and Silva (2014), Black and William (2010), and the analysis of Brazilian regulatory frameworks through the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2010), National Education Guidelines and Bases Law (LDB, 1996) and National Curricular Common Base (BNCC, 2017) . The research results indicate that the teachers understand the relationship and importance between planning and teaching intentionality with the formative assessment of children when reflecting on such aspects, and identify tools and strategies used in their investigative practices for children development. On the other hand, according to the results little was observed in relation to reflective practice in pedagogical documentation in classes with children between 4-5 years old. |
Palavras-chave: | Avaliação formativa Documentação pedagógica Educação infantil Planejamento educacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23766 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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