Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23786| Tipo: | TCC |
| Título: | Produção de material pedagógico com símbolos pictográficos de comunicação suplementar e alternativa para a educação infantil |
| Autor(es): | Dias, Tatyane Emmanuelle Ortins |
| Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
| Resumo: | A Comunicação Suplementar e Alternativa é uma área que busca outras formas de comunicação para as pessoas que têm dificuldades ou não desenvolveram a comunicação oral e quanto mais cedo as crianças têm acesso aos sistemas, recursos e estratégias de Comunicação Suplementar e Alternativa, mais contribuirá para o seu desenvolvimento. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar Diários Pedagógicos de professores de Educação Infantil de diferentes regiões do Brasil, e produzir um material pedagógico com símbolos pictográficos de Comunicação Suplementar e Alternativa para crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil. Primeiramente, houve um contato com as escolas e diretamente com professores de Educação Infantil para solicitar a colaboração com a pesquisa, a fim de fornecerem Diários Pedagógicos de turmas de crianças de 4 a 5 anos e 5 a 6 anos de idade. Foram obtidos treze diários de nove estados brasileiros. Em seguida, esses materiais foram analisados qualitativamente, por meio de análise de conteúdo, avaliando: o período dos planos, a rotina escolar, os conteúdos e as estratégias pedagógicas. Após a análise desses materiais, foi produzido um material pedagógico com símbolos pictográficos do ARASAAC. Durante a pesquisa, verificou-se poucos estudos sobre a Comunicação Suplementar e Alternativa na Educação Infantil nos periódicos brasileiros. A produção do Caderno Pedagógico de Comunicação Suplementar e Alternativa poderá ser um material que auxilie os educadores com assuntos comuns da Educação Infantil. |
| Abstract: | Augmentative and Alternative Communication is an area that search other forms of communication for people who have difficulties or have not developed oral communication and the earlier children have access to Augmentative and Alternative Communication systems, resources and strategies, the more it will contribute to the your development. Thus, this research aims to analyze Pedagogical Weeklies of Early Childhood Education teachers from different regions of Brazil, and to produce a pedagogical material with pictographic symbols of Augmentative and Alternative Communication for children with disabilities and complex communication needs in Early Childhood Education. First, there was a contact with schools and directly with Early Childhood teachers to request collaboration with the research, in order to provide Pedagogical Weeklies for groups of children aged 4 to 5 years and 5 to 6 years old. Thirteen weeklies from nine Brazilian states were obtained. Then, these materials were analyzed qualitatively, through content analysis, evaluating: the period of the plans, the school routine, the contents and the pedagogical strategies. After analyzing these materials, a pedagogical material was produced with pictographic symbols of ARASAAC. During the research, there were few studies on Augmentative and Alternative Communication in Early Childhood Education in Brazilian journals. The production of the Augmentative and Alternative Communication Notebook could be a material that helps educators with common issues of Early Childhood Education. |
| Palavras-chave: | Comunicação suplementar e alternativa Educação infantil Material pedagógico |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23786 |
| Data do documento: | 20-Jun-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TEOD01072022.pdf | 5,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
