Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23792
Tipo: TCC
Título: Ensino de LIBRAS em uma perspectiva educacional inclusiva: contribuições da formação do professor para as práticas pedagógicas
Autor(es): Cabral, Júlia Beatriz de Almeida
Primeiro Orientador: Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da formação do professor no que se refere às práticas pedagógicas voltadas ao ensino de LIBRAS como segunda língua para alunos ouvintes. Para a pesquisa bibliográfica foi utilizada uma metodologia exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. Foi realizado também um estudo de caso, cuja coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista semiestruturada, contendo três eixos, com uma professora de ensino fundamental na cidade de João Pessoa, bem como através de visita a escola em que ela lecionava. O trabalho foi dividido em três capítulos, o primeiro abordou o contexto histórico e a presença da pessoa surda na escola, o segundo tratou dos desafios da formação dos professores, relacionando o ensino de LIBRAS e a prática pedagógica inclusiva e no terceiro capítulo discorreu-se sobre os dados coletados no estudo de caso. Após a realização do estudo, foi evidenciada a grande necessidade de dialogar sobre a importância da formação inicial do professor de LIBRAS e sua formação continuada, pois essa formação pode justificar possíveis práticas pedagógicas que não contribuam para a inclusão educacional.
Abstract: The present work aimed to analyze the contributions of teacher education with regard to pedagogical practices aimed at teaching LIBRAS as a second language for hearing students. For the bibliographic research, an exploratory-descriptive methodology was used, with a qualitative approach. A case study was also carried out, whose data collection was done through a semi-structured interview, containing three axes, with an elementary school teacher in the city of João Pessoa, as well as through a visit to the school where she taught. The work was divided into three chapters, the first addressed the historical context and the presence of the deaf person in the school, the second dealt with the challenges of teacher training, relating the teaching of LIBRAS and inclusive pedagogical practice and the third chapter discussed on the data collected in the case study. After carrying out the study, the great need to discuss the importance of initial training of LIBRAS teachers and their continued training was evidenced, as this training can justify possible pedagogical practices that do not contribute to educational inclusion.
Palavras-chave: LIBRAS - ensino
Professor - formação
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23792
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBAC01072022.pdf774,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons