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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElias, Joana Karoline da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-22T14:10:56Z-
dc.date.available2022-07-01-
dc.date.available2022-07-22T14:10:56Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23815-
dc.description.abstractThe present investigation, of a qualitative nature, of the case study type, analyzes “The Ser EJA Cidadã Program and the Possibilities of Integral Education for EJA Subjects in the State of Paraíba in the View of Educators”. Therefore, we aim to discuss how the Ser EJA Cidadã Program enables theintegral education of EJA subjects in the state of Paraíba. As it is a qualitative research, the information was obtained from the speeches of the interviewed professors, as well as from the analysis of documents referring to the program. The information was analyzed through critical discourse analysis, recommended by Fairclough (2016). And, for these reflections, we rely on the intermediary of authors such as: Moll (2012) Freire (2019), Arroyo (2008), Libâneo (1990) and Silva (1999). Because we are immersed in the field of youth and adult education, through participation in research funded by the Institutional Scholarship Program (CNPq/PIBIC/UFPB), as well as our participation in the Group of Studies and Research on Educational Practices in EJA (GEPPEEJA) , was what impelled us to choose this theme, and, also, for its connection with the preservation of one of the fundamental rights of the human being, education, because, we seek to verify if this program is configured as an educational public policy, of integral education, in the school context, in the view of educators. The data allow us to infer that there is a disassociation between discourse and school practice. Being evidenced in the absence of monitoring and dialogue between the management team, secretary, teachers and students involved in the project. As well as the absence of material and training, in order to provide greater clarity regarding the concepts and methodologies that guide this project.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-22T14:10:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRFA01072022.pdf: 694131 bytes, checksum: 1565669214b3ee26f230a63eecdd3fd8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-22T14:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRFA01072022.pdf: 694131 bytes, checksum: 1565669214b3ee26f230a63eecdd3fd8 (MD5) Previous issue date: 2022-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrograma Ser EJA Cidadãpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.titleO programa ser EJA cidadã e as possibilidades de educação integral para os sujeitos da EJA no estado da Paraíba na visão de educadorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Eduardo Jorge Lopes da-
dc.description.resumoA presente investigação, de cunho qualitativo, do tipo estudo de casos, analisa “O Programa Ser EJA Cidadã e as Possibilidades de Educação Integral para os Sujeitos da EJA no Estado da Paraíba na Visão de Educadores”. Para tanto, objetivamos discutir como o Programa Ser EJA Cidadã possibilita a educação integral dos sujeitos da EJA no estado da Paraíba. Por ser uma pesquisade abordagem qualitativa, as informações foram obtidas a partir das falas de professores entrevistados, bem como de análises de documentos referentes ao programa. As informações foram analisadas por meio da análise crítica do discurso, preconizada por Fairclough (2016). E, para essas reflexões, contamos com o intermédio de autores como: Moll (2012) Freire (2019), Arroyo (2008), Libâneo (1990) e Silva (1999). Por estarmos imbuídos no campo da educação de jovens e adultos, através da participação em pesquisas financiadas pelo Programa de Bolsas Institucionais (CNPq/PIBIC/UFPB), como também, nossa participação nos Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na EJA (GEPPEEJA), foi que nos impulsionou a escolher esse tema, e, ainda, por sua ligação com a preservação de um dos direitos fundamentais ao ser humano, a educação, porquanto, buscamos constatar se este programa se configura como uma política pública educacional, de educação integral, no contexto escolar, na visão de educadores. Os dados nos permitem inferir que há a desassociação do discurso com relação à prática escolar. Sendo evidenciados na ausência de acompanhamento e diálogo entre a equipe gestora, secretaria, professores e alunos envolvidos no projeto. Bem como a ausência de material e formação, afim de conferir maior clareza quanto as concepções e metodologias que norteiam esse projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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