Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23815
Tipo: TCC
Título: O programa ser EJA cidadã e as possibilidades de educação integral para os sujeitos da EJA no estado da Paraíba na visão de educadores
Autor(es): Elias, Joana Karoline da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Eduardo Jorge Lopes da
Resumo: A presente investigação, de cunho qualitativo, do tipo estudo de casos, analisa “O Programa Ser EJA Cidadã e as Possibilidades de Educação Integral para os Sujeitos da EJA no Estado da Paraíba na Visão de Educadores”. Para tanto, objetivamos discutir como o Programa Ser EJA Cidadã possibilita a educação integral dos sujeitos da EJA no estado da Paraíba. Por ser uma pesquisade abordagem qualitativa, as informações foram obtidas a partir das falas de professores entrevistados, bem como de análises de documentos referentes ao programa. As informações foram analisadas por meio da análise crítica do discurso, preconizada por Fairclough (2016). E, para essas reflexões, contamos com o intermédio de autores como: Moll (2012) Freire (2019), Arroyo (2008), Libâneo (1990) e Silva (1999). Por estarmos imbuídos no campo da educação de jovens e adultos, através da participação em pesquisas financiadas pelo Programa de Bolsas Institucionais (CNPq/PIBIC/UFPB), como também, nossa participação nos Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na EJA (GEPPEEJA), foi que nos impulsionou a escolher esse tema, e, ainda, por sua ligação com a preservação de um dos direitos fundamentais ao ser humano, a educação, porquanto, buscamos constatar se este programa se configura como uma política pública educacional, de educação integral, no contexto escolar, na visão de educadores. Os dados nos permitem inferir que há a desassociação do discurso com relação à prática escolar. Sendo evidenciados na ausência de acompanhamento e diálogo entre a equipe gestora, secretaria, professores e alunos envolvidos no projeto. Bem como a ausência de material e formação, afim de conferir maior clareza quanto as concepções e metodologias que norteiam esse projeto.
Abstract: The present investigation, of a qualitative nature, of the case study type, analyzes “The Ser EJA Cidadã Program and the Possibilities of Integral Education for EJA Subjects in the State of Paraíba in the View of Educators”. Therefore, we aim to discuss how the Ser EJA Cidadã Program enables theintegral education of EJA subjects in the state of Paraíba. As it is a qualitative research, the information was obtained from the speeches of the interviewed professors, as well as from the analysis of documents referring to the program. The information was analyzed through critical discourse analysis, recommended by Fairclough (2016). And, for these reflections, we rely on the intermediary of authors such as: Moll (2012) Freire (2019), Arroyo (2008), Libâneo (1990) and Silva (1999). Because we are immersed in the field of youth and adult education, through participation in research funded by the Institutional Scholarship Program (CNPq/PIBIC/UFPB), as well as our participation in the Group of Studies and Research on Educational Practices in EJA (GEPPEEJA) , was what impelled us to choose this theme, and, also, for its connection with the preservation of one of the fundamental rights of the human being, education, because, we seek to verify if this program is configured as an educational public policy, of integral education, in the school context, in the view of educators. The data allow us to infer that there is a disassociation between discourse and school practice. Being evidenced in the absence of monitoring and dialogue between the management team, secretary, teachers and students involved in the project. As well as the absence of material and training, in order to provide greater clarity regarding the concepts and methodologies that guide this project.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Programa Ser EJA Cidadã
Educação integral
Política pública educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23815
Data do documento: 15-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKSE29062022.pdf652,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons