Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Lucivânia Hermano Silva-
dc.date.accessioned2022-07-25T18:26:37Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-07-25T18:26:37Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23995-
dc.description.abstractThe present course conclusion work is part of the context of Mathematics Education because it is the mathematical literacy of elementary school students in the early years, through textual genres. To this end, this work aims to analyze the contribution of textual genres in the teaching/learning of mathematics of students of the 4th and 5th year of elementary school – initial years, with regard to reading skills. We used as theoretical contribution the contributions of the authors Marocci and Nacarato (2013), Luvison (2013), Nacarato (2015), Farias, Azerêdo and Rêgo (2015), Fonseca (2004, 2015), and the curricular documents prepared by the Ministry of Education - MEC, the National Curriculum Parameters - PCNs (1997) and the Common National Curriculum Base - BNCC (2018). This work is a qualitative/descriptive study of exploratory character through field research carried out in a Municipal Elementary School, located in the city of Santa Rita. Data collection took place through an activity on the textual genre menu, composed of questions to locate explicit and implicit information, as well as solve problems. The results showed that although the reading difficulties presented by the students, they were able to locate both explicit information in the text and implicit information, and the questions focused on problem solving were those that caused more misunderstandings, because they do not articulate the text of the problem to the operations, besides the difficulty of working with decimal numbers, present in the prices of a menu.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-25T18:26:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LHSS05072022.pdf: 994438 bytes, checksum: b93c063923fbae0e8865dd88aa1009d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-25T18:26:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LHSS05072022.pdf: 994438 bytes, checksum: b93c063923fbae0e8865dd88aa1009d2 (MD5) Previous issue date: 2022-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectCardápiopt_BR
dc.titleGêneros textuais no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso se insere no contexto da Educação Matemática por tratar-se do letramento matemático dos estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais, através dos gêneros textuais. Para tanto, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos gêneros textuais no ensino/aprendizagem da matemática de estudantes do 4° e 5° ano do ensino fundamental – anos iniciais, no que diz respeito às habilidades de leitura. Utilizamos como aporte teórico as contribuições dos autores Marocci e Nacarato (2013), Luvison (2013), Nacarato (2015), Farias, Azerêdo e Rêgo (2015), Fonseca (2004, 2015), e os documentos curriculares: Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1997) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo/descritivo de caráter exploratório através da pesquisa de campo realizada numa Escola Municipal da cidade de Santa Rita/PB. A coleta de dados deu-se por meio de uma atividade sobre o gênero textual cardápio, composto por questões para localizar informações explícitas e implícitas, bem como, resolver problemas. Os resultados indicaram dificuldades de leitura, embora a maioria tenha conseguido localizar informações explícitas e implícitas no cardápio. Outro aspecto foi dificuldade com a resolução de problemas, desde a etapa de compreensão, de articulação às operações até a incompreensão de números decimais, presentes nos preços de um cardápio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHSS05072022.pdf971,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons