Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23996
Tipo: TCC
Título: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação de pessoas jovens, adultas e idosas: desafios da atuação docente na pandemia Covid-19
Autor(es): Sousa, Paula Raylla Ramalho de
Primeiro Orientador: Dias, Daniele dos Santos Ferreira
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral compreender como a experiência docente no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) durante a pandemia da covid-19, contribui para a Educação de Jovens e Adultos, pós-pandemia. Como objetivos específicos, pretendeu-se: Identificar quais as principais tecnologias utilizadas pelos professores na EJA durante a pandemia da covid-9; mapear as metodologias adotadas para cada tipo de tecnologia utilizada na EJA durante a pandemia; e identificar a visão docente sobre as ferramentas que poderão melhorar a EJA no pós-pandemia. Para delineamento metodológico deste trabalho, de cunho exploratório,realizamos uma levantamento de dados,através da aplicação de um questionário semiestruturado, os resultados foram analisados de modo qualitativo, com uma perspectiva crítica e transformadora da realidade, que abrangeu reflexões teórico-práticas sobre as experiencias compartilhadas pelos(as) docentes, bem como o vislumbre das possibilidades futuras que podem se abrir a partir das experimentações docentes com o uso emergencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na EJA. Os resultados da pesquisa mostraram queainda que os índices de evasão tenham sido ainda maiores que os anos que antecederam o momento pandêmico e todas as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, a EPJAI não deixou de atender seus estudantes de modo satisfatório. Foram utilizadas aulas em formato remoto, de forma síncrona e assíncrona, com ferramentas tecnológicas variadas entre atividades impressas e vídeo aulas gravadas e postadas em grupos de interação (whatsapp), plataformas de ensino (google meet/ google forms), e canais de veiculação de audiovisual (youtube), entre outros Houveram desafios sociais, psicológicos/emocionais, metodológicos e pedagógicos no caminho, mas graças a busca docente por realizar pesquisas em TDIC e a aplicação esses conhecimentos junto às suas turmas, que a EPJAI resistiu bravamente e segue resistindo as inúmeras tentativas de desmonte, pois em sua essência a EPJAI é sinônimo de resistência e a pandemia só comprovou isto. Na visão docente ferramentas como grupos de whatts app podem favorecer a aprendizagem e o envolvimento dos alunos com os conteúdos e melhorar as relações interpessoais no ambiente escolar, dentro e fora do espaço físico da escola.
Abstract: This Course Completion Work (TCC) has the general objective of understanding how the teaching experience in the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) during the covid-19 pandemic, contributes to the Education of Youth and Adults, post-pandemic. . As specific objectives, it was intended to: Identify the main technologies used by teachers in EJA during the covid-9 pandemic; map the methodologies adopted for each type of technology used in EJA during the pandemic; and identify the teaching view on the tools that can improve EJA in the post-pandemic period. For the methodological design of this work, of an exploratory nature, we carried out a data collection, through the application of a semi-structured questionnaire, the results were analyzed in a qualitative way, with a critical and transforming perspective of reality, which included theoretical-practical reflections on the experiences shared by the teachers, as well as the glimpse of future possibilities that can open up from the teaching experiments with the emergency use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in EJA. The research results showed that even though the dropout rates were even higher than the years before the pandemic moment and all the difficulties faced by students and teachers, EPJAI did not fail to attend its students in a satisfactory way. Classes were used in remote format, synchronously and asynchronously, with various technological tools, including printed activities and video classes recorded and posted in interaction groups (Whatsapp), teaching platforms (google meet / google forms), and channels for broadcasting information. audiovisual (youtube), among others There were social, psychological/emotional, methodological and pedagogical challenges along the way, but thanks to the professor's quest to carry out research in TDIC and the application of this knowledge with their classes, that EPJAI bravely resisted and continues to resist the numerous attempts to dismantle it, because in its essence the EPJAI is synonymous with resistance and the pandemic only proved this. In the teacher's view, tools such as whatts app groups can favor learning and student involvement with content and improve interpersonal relationships in the school environment, inside and outside the physical space of the school.
Palavras-chave: Educação de adultos
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23996
Data do documento: 23-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRRS05072022.pdf936,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons