Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23999| Tipo: | TCC |
| Título: | Relação família escola: reflexões sobre o dever de casa |
| Autor(es): | Santos, Josimário Nunes dos |
| Primeiro Orientador: | Miranda, Joseval dos Reis |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral compreender o papel da família na formação educacional dos estudantes na execução do dever de casa. Como objetivos específicos, pretendeu-se: compreender a importância da tarefa de casa na construção do conhecimento; identificar o papel da família na formação educacional dos estudantes; e, conhecer os desafios e dificuldades que alguns estudantes têm em fazer o dever de casa. A metodologia adotada para a construção deste estudo tem cunho bibliográfico, dialogando com autores que tratam desta temática, como: Tiba (2006), Piaget (1973) e Libâneo (1994). Destaca-se ainda, que foi realizada uma pesquisa de campo, na qual aplicou-se uma entrevista semiestruturada com alunos(as) e seus familiares relacionada ao objeto de estudo. A análise dos resultados obtidos foi feita sob uma perspectiva crítico-qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram que, quanto menores as condições socioeconômicas das famílias, maiores as dificuldades em orientar os(as) estudantes, no dever de casa. Foi possível compreender que as atividades de casa tem papel com tríplice finalidade: afetiva (estimular as relações entre as crianças e os familiares durante a realização das tarefas); social (aproximar a família e a escola, numa perspectiva de gestão democrática do ensino) e pedagógica (com foco em reforçar e possibilitar experiências, vivências e compartilhamento de saberes, para uma construção mais sólida dos conhecimentos sobre os temas aplicados em sala de aula). Fatores socais, raciais, de gênero e geracionais foram identificados como entraves para a realização das atividades de casa de modo satisfatório. Diante do exposto, concluiu-se que, os desafios identificados para que o dever de casa cumpra seus objetivos foram: ausência de tempo por parte dos responsáveis em dar a devida atenção a este aspecto da formação dos(as) estudantes, advinda do contexto social e da demanda de trabalho, com longas e exaustivas durações; a metodologia de ensino necessária para a realização das atividades, que muitas vezes não leva em consideração a escolaridade dos responsáveis e o contexto de vida das famílias; e, por fim a quantidade excessiva de atividades que são enviadas a título de preenchimento do livro didático para o ano escolar, sem uma preocupação com os reais objetivos do ensino. Faz-se necessária, portanto, uma autoavaliação docente sobre as propostas didáticas para o dever de casa, para que elas sejam benéficas para os alunos e as famílias e não motivo de desgaste emocional ou reforços negativos na psiquê dos(as) estudantes sobre os conteúdos e a aprendizagem. Para isso, sugere-se uma formação continuada, orientada pela gestão escolar para auxiliar os profissionais da educação a elaborar seus planos de aula de modo mais assertivo. |
| Abstract: | This Course Completion Work (TCC) has the general objective of understanding the role of the family in the educational formation of the child in the execution of homework. As specific objectives, it is intended to: Understand the importance of homework in the construction of knowledge; to identify the role of the family in the educational formation of the child; and, knowing the challenges and difficulties that some children have in doing their homework. The methodology adopted for the construction of this study has a bibliographic nature, dialoguing with authors who deal with this theme, such as: Tiba (2006), Piaget (1973) and Libâneo (1994). It is also noteworthy that an investigation was carried out with a case study, in which a semi-structured interview was applied with students and parents related to the object of study. The analysis of the results obtained was carried out from a critical-qualitative perspective. The results of the case studies showed that the lower the socioeconomic conditions of the families, the greater the difficulties in guiding children in their homework. It was possible to understand that home activities have a role with a triple purpose: affective (stimulating relationships between children and family members while performing tasks); social (bringing family and school closer together, in a perspective of democratic management of teaching) and pedagogical (focusing on reinforcing and enabling experiences, experiences and sharing of knowledge, for a more solid construction of knowledge on the topics applied in the classroom) . Social, racial, gender and generational factors were identified as obstacles to the satisfactory performance of household activities. In view of the above, it was concluded that the challenges identified for homework to fulfill its objectives were: lack of time on the part of those responsible to give due attention to this aspect of children's education, arising from the social context and demand of work, with long and exhausting durations; the teaching methodology necessary for carrying out the activities, which often does not take into account the education of those responsible and the life context of the families; and, finally, the excessive amount of activities that are sent to fill the textbook for the school year, without a concern with the real objectives of teaching. Therefore, a teacher self-assessment on the didactic proposals for homework is necessary, so that they are beneficial for students and families and not a reason for emotional exhaustion or negative reinforcements in the psyche of students about the contents and learning. For this, it is suggested continuing education, guided by school management to help education professionals to prepare their lesson plans in a more assertive way. |
| Palavras-chave: | Dever de casa Relação família-escola Ensino-aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23999 |
| Data do documento: | 1-Jul-2022 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JNS06072022.pdf | 843,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
