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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Edvania Figueiredo da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-26T17:28:36Z-
dc.date.available2022-07-06-
dc.date.available2022-07-26T17:28:36Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24001-
dc.description.abstractThe discussion about the accessibility and educational inclusion of people with special needs integrates a set of central issues in the purpose of improving the Brazilian education system. Inclusive education presupposes new perceptions, attitudes, policies and practical perspectives that provide access, permanence and development of students with special needs in the country's regular education network, granting the necessary conditions for their learning. The search for these conditions over the decades promoted the structuring of Specialized Educational Care (ESA) for the target audience of Special Education. In this context, the objective of this work aims to address the relevance of ESA services, through the Multifunctional Resource Rooms (SRM), granting better conditions, resources and professionals to assist students with disabilities and produce an effective teaching-learning process for their specificities. The methodological procedures for the preparation of this research were based on the bibliographic review of authors and works that discuss the subject and on a case study conducted in the municipality of Mari-PB, from interviews and reflections with teachers and family members of students enrolled in the ESA of the city's schools, who study in the RMS. The results obtained show that there are still many challenges for the promotion of inclusive education in the country, especially in the context of special education and its demands. In this scenario, the resource rooms, professionals, equipment and all school management, when well directed, supported and trained, can greatly contribute to the integral development of these students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-26T17:28:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFSC06072022.pdf: 1280468 bytes, checksum: e6682331b3c099994e4e6e6882854948 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectSalas de recurso multifuncionaispt_BR
dc.titleInclusão e acessibilidade: contribuições das salas multifuncionais (SRM), na rede pública de Mari-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, José de Arimatéa-
dc.description.resumoA discussão acerca da acessibilidade e inclusão educacional das pessoas com necessidades especiais integra um conjunto de questões centrais na finalidade de aperfeiçoamento do sistema de educação brasileira. A educação inclusiva pressupõe novas percepções, atitudes, políticas e perspectivas práticas que proporcionem o acesso, permanência e desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais na rede de ensino regular do país, concedendo as condições necessárias para sua aprendizagem. A busca por essas condições ao longo das décadas, promoveu a estruturação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o público-alvo da Educação Especial. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho visa abordar a relevância dos serviços do AEE, por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), concedendo melhores condições, recursos e profissionais para atender os alunos com deficiência e produzir um processo de ensino-aprendizagem eficaz para suas especificidades. Os procedimentos metodológicos para elaboração da presente pesquisa foram fundamentados na revisão bibliográfica de autores e obras que discutem sobre o tema e em um estudo de caso realizado no município de Mari-PB, a partir de entrevistas e reflexões com professores e familiares de alunos matriculados no AEE das escolas da cidade, que estudam nas SRM. Os resultados obtidos demonstram que ainda são muitos os desafios para a promoção da educação inclusiva no país, principalmente no contexto da educação especial e suas demandas. Nesse cenário, as salas de recurso, os profissionais, equipamentos e toda a gestão escolar, quando bem direcionada, apoiada e capacitada, pode em muito contribuir com o desenvolvimento integral desses educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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