Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24007
Tipo: TCC
Título: Afetividade: a visão dos professores sobre a prática com crianças em sala de aula
Autor(es): Oliveira, Marileda Rodrigues de
Primeiro Orientador: Galvíncio, Amanda Sousa
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é compreender o olhar dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental I sobre a utilização da afetividade como uma ferramenta pedagógica para a sala de aula, especificamente quanto aos afetos e sua articulação com a construção do conhecimento, numa parceria necessária em busca da excelência, é fundamental compreender a visão dos professores de uma Escola Municipal da cidade de João Pessoa - PB, sobre a prática com crianças em sala de aula. Os procedimentos metodológicos pôs-se em prática a partir da fundamentação teórica e a tarefa de campo foi organizada através de pesquisas com questionários aplicados aos professores. O ensino tem como finalidade promover a interação entre aluno e o conhecimento, de modo a possibilitar o acesso e a incorporação de elementos culturais para a transformação enquanto síntese das múltiplas ações sociais. O ensino tem que ter atividades que promovam a reflexão–ação sobre a realidade, possibilitando um processo mais significativo de apropriação – socialização – produção do saber. Desse modo este trabalho toma como base a apropriação do conhecimento, onde o educador enquanto mediador proporciona e oportuniza ao aprendiz do Ensino Fundamental I a afetividade e a apreensão dos conteúdos a fim de superar o saber espontâneo adquirindo o conhecimento sistematizado. A aprendizagem e a afetividade são processos dinâmicos, cumulativos, permanentes de subjetivação do mundo, objetivos produzidos cultural e historicamente. Ocorre pelo processo de interação e mediação entre sujeitos, numa construção coletiva do conhecimento.
Abstract: The general objective of this research is to understand the look of teachers in the initial grades of Elementary School I on the use of affectivity as a pedagogical tool for the classroom, specifically regarding affections and their articulation with the construction of knowledge, in a necessary partnership in In pursuit of excellence, it is essential to understand the view of teachers from a Municipal School in the city of João Pessoa - PB, about the practice with children in the classroom. The methodological procedures were put into practice from the theoretical foundation and the field task was organized through surveys with questionnaires applied to teachers. Teaching aims to promote interaction between students and knowledge, in order to enable access and incorporation of cultural elements for transformation as a synthesis of multiple social actions. Teaching must have activities that promote reflection-action on reality, enabling a more significant process of appropriation - socialization - production of knowledge. In this way, this work is based on the appropriation of knowledge, where the educator as a mediator provides and gives the Elementary School learner the affectivity and apprehension of content in order to overcome spontaneous knowledge by acquiring systematized knowledge. Learning and affectivity are dynamic, cumulative, permanent processes of subjectivation of the world, objectives produced culturally and historically. It occurs through the process of interaction and mediation between subjects, in a collective construction of knowledge.
Palavras-chave: Afetividade
Professores
Crianças
Sala de aula
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24007
Data do documento: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRO08072022.pdf307,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons