Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Sandra Helena dos-
dc.date.accessioned2022-07-27T17:33:37Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2022-07-27T17:33:37Z-
dc.date.issued2022-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24021-
dc.description.abstractThis paper, entitled "Children's Literature: conceptions and practices in the initial years of elementar school", aims to investigate how teachers of the initial years of elementary school understand children's literature. The theoretical basis of the work was Coelho (2000), Cavalcanti (2002), Costa (2013), Colomer (2017), among others. The field research was made with four elementary school teachers from a municipal school in the city of Campina Grande - Paraíba, through a questionnaire with ten open questions. From their perception, it was revealed an understanding on children’s literature which goes through an utilitary vision, when the literary text is used as a pretext to teach subjects. Although there is a playful vision, it has appeared in a timid form. The comprehension of literature as delight, almost is not considered in the answers of the teachers, when the child reads the book simply for the pleasure of reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-27T17:33:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SHS11072022.pdf: 696594 bytes, checksum: 03a1c1fd18a701e5c6dfdad4bf5ed3c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T17:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SHS11072022.pdf: 696594 bytes, checksum: 03a1c1fd18a701e5c6dfdad4bf5ed3c9 (MD5) Previous issue date: 2022-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleLiteratura infantil: concepções e práticas no ensino fundamental anos iniciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado “Literatura Infantil: concepções e práticas no ensino fundamental anos iniciais” tem como objetivo investigar como os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem a literatura infantil. O embasamento teórico do trabalho teve como referência os estudos de Coelho (2000), Cavalcanti (2002), Costa (2013), Colomer (2017), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada com quatro professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola municipal da cidade de Campina Grande – Paraíba, através de um questionário com dez perguntas abertas. A partir das respostas das professoras, revela-se uma compreensão da literatura infantil que perpassa por uma visão utilitária, quando o texto literário é utilizado como pretexto para o ensino de conteúdos. Ainda que de forma tímida, há a visão lúdica da literatura. A compreensão da literatura como deleite quase não é considerada na fala das professoras, na qual a criança realiza a leitura do livro simplesmente pelo prazer de ler.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHS11072022.pdf680,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons