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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Joyce Egles Henriques de-
dc.date.accessioned2022-07-27T18:08:15Z-
dc.date.available2022-07-12-
dc.date.available2022-07-27T18:08:15Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24022-
dc.description.abstractThis research sought to make an analysis of the potentialities of pedagogical activities for teaching the decimal numbering system involving students with Down syndrome of the 2nd year of elementary school. This research was developed from the theoretical studies of Constance Kammi and Housman (2002), Toledo and Toledo (1997) and the pnaic material (2014), whose theme is the numbering system. The methodology used was descriptive-exploratory qualitative approach, with pedagogical intervention involving two students with Down Syndrome, enrolled in the 2nd year of elementary school of a public school in the municipality of João Pessoa-PB. The teachers of each student also participated, answering a questionnaire on mathematics teaching; numbering system and working with students with DS. With the children, 6 (six) activities were proposed, individually or in pairs, with the whole class, involving numerical counting, association of numerical writing with quantity, numerical writing, simple addition and groupings. The results indicated difficulties with numerical counting, involving numbers greater than 20, which prevented progress in activities with groupings in the decimal base, remaining in the exploration of numerical relationships. Regarding the teachers, there is a need for training and guidance for teaching Mathematics with children with Down syndrome, in proposing meaningful activities. We point out possible paths for teaching the number and the decimal numbering system, given the need for children to appropriate such content to progress in their school career.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-27T18:08:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JEHL12072022.pdf: 753453 bytes, checksum: ea097e24b1fc5dfa61546dc98f057c3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T18:08:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JEHL12072022.pdf: 753453 bytes, checksum: ea097e24b1fc5dfa61546dc98f057c3c (MD5) Previous issue date: 2022-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectSistema de numeração decimalpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleO sistema de numeração decimal nos anos iniciais: uma proposta para crianças com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.description.resumoEsta pesquisa, buscou fazer uma análise das potencialidades de atividades pedagógicas para ensino do sistema de numeração decimal envolvendo estudantes com síndrome de Down do 2º ano do Ensino Fundamental. A referida pesquisa foi desenvolvida a partir dos estudos teóricos de Kammi e Housman (2002), Toledo e Toledo (1997) e o material do PNAIC (2014), cuja temática é o sistema de numeração. A metodologia empregada foi a descritiva-exploratória de abordagem qualitativa, com intervenção pedagógica envolvendo dois alunos com Síndrome de Down, matriculados no 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa–PB. Participaram ainda, as professoras de cada aluno, respondendo a um questionário sobre ensino de matemática; sistema de numeração e o trabalho com alunos com SD. Com as crianças foram propostas 6 (seis)atividades, individuais ou em duplas, com toda a turma, envolvendo a contagem numérica, associação da escrita numérica à quantidade, escrita numérica, adição simples e agrupamentos. Os resultados indicaram dificuldades com a contagem numérica, envolvendo números maiores de 20, o que impediu avançar em atividades com agrupamentos na base decimal, ficando na exploração de relações numéricas. Em relação às professoras, percebe-se a necessidade de formação e de orientação para o ensino de Matemática com as crianças com Down, na proposição de atividades significativas. Sinalizamos possíveis caminhos para o ensino do número e do sistema de numeração decimal, tendo em vista a necessidade das crianças se apropriarem de tal conteúdo para progredirem no percurso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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