Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24023
Tipo: | TCC |
Título: | Ludicidade: aspectos teóricos e didáticos na aprendizagem |
Autor(es): | Nascimento, Francisca Suênia Maximiano da Silva |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti |
Resumo: | Esta monografia problematiza e discute o lúdico e a ludicidade em face às aprendizagens das crianças em espaço escolar. Seja na Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as metodologias inovadoras são sempre bem-vindas e renovam as práticas de ensinagem e aprendizagem de forma dinâmica, objetiva e comprometida com o aprender nas situações mais simples e nas complexas do cotidiano. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é relacionar a ludicidade na aquisição da aprendizagem através de variados processos de apresentação e apropriação de objetos, linguagens e modos de aprender. Para tanto, questões como lúdicas e ludicidade, tema central desta pesquisa se assenta em Kishimoto (2011) e outros teóricos no que se refere às reflexões necessárias a essa pesquisa, sobre interação, Vygotsky (1987), afetividade em Wallon (2003), Golleman (2008) acerca da Inteligência emocional, assim como outros subtemas que se agregam à ludicidade na leitura e na escrita, essas são discussões que também estão presentes neste trabalho acadêmico. Como apoio teórico nos baseamos também em Volpato (2002), Solé (1998) entre outros autores fundamentam esta discussão. |
Abstract: | This monograph problematizes and discusses playfulness and playfulness in the face of children's learning in the school space. Whether in Early Childhood Education or in the early grades of Elementary School, innovative methodologies are always welcome and renew teaching and learning practices in a dynamic, objective and committed way to learn in the simplest and most complex situations of everyday life. In this sense, the objective of this study is to relate playfulness in the acquisition of learning through various processes of presentation and appropriation of objects, languages and ways of learning. Therefore, issues such as playfulness and playfulness, the central theme of this research, is based on Kishimoto (2011) and other theorists regarding the necessary reflections for this research, on interaction, Vygotsky (1987), affectivity in Wallon (2003), Golleman (2008) about Emotional Intelligence, as well as other sub-themes that are added to playfulness in reading and writing, these are discussions that are also present in this academic work. As theoretical support we also rely on Volpato (2002), Solé (1998) and other authors support this discussion. |
Palavras-chave: | Ludicidade Aspectos teóricos e didáticos Aprendizagens significativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24023 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FSMSN12072022.pdf | 552,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons