Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Aparecida da-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:57:35Z-
dc.date.available2022-07-14-
dc.date.available2022-07-28T13:57:35Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24040-
dc.description.abstractThe literacy and literacy stage presents many obstacles, discoveries and lessons learned. In this sense, the focus of this investigation was to present the main challenges of the literacy and literacy process during remote education. The study also proposes to verify the professional performance of the pedagogical coordinator in this new teaching modality. It is a bibliographical research, based on reflections of scholars who study the subject. The results obtained through the investigation demonstrate that the greatest difficulties in the literacy and literacy process remotely are centered on the use of technology to teach and learn and on the family monitoring of the students' activities. It was also found that some difficulties in this process are associated with technical issues preceded by pedagogical problems, related to the return of printed material made available by the educational institution and/or the performance of school activities, as well as in the absence of home monitoring done by the responsible that also inhibits the process of remote learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-07-28T13:57:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAS14072022.pdf: 339946 bytes, checksum: dbeb43d03cd7d5d837d3ff85ac36724a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-28T13:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAS14072022.pdf: 339946 bytes, checksum: dbeb43d03cd7d5d837d3ff85ac36724a (MD5) Previous issue date: 2021-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação nos anos iniciais: os desafios de alfabetizar a distânciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Amiraldo Alves da-
dc.description.resumoA fase da alfabetização e letramento apresenta muitos obstáculos, descobertas e aprendizados. Neste sentido, o foco desta investigação foi apresentar os principais desafios do processo de alfabetização e letramento durante o ensino remoto. O estudo se propõe ainda verificar a atuação profissional do coordenador pedagógico nessa nova modalidade de ensino. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, embasado em reflexões de estudiosos que estudam o assunto. Os resultados obtidos por meio da investigação demonstram que as maiores dificuldades no processo de alfabetização e letramento remotamente estão centradas no uso da tecnologia para ensinar e aprender e no acompanhamento familiar das atividades dos alunos. Constatou-se também que algumas dificuldades neste processo estão associadas a questões técnicas precedidas de problemas pedagógicos, relacionados à devolutiva do material impresso disponibilizado pela instituição de ensino e/ou a realização das atividades escolares, assim como na ausência de um acompanhamento doméstico feito pelos responsáveis que também inibe o processo de aprendizagem remota.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAS14072022.pdf331,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons