Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24079| Tipo: | TCC |
| Título: | Performance arbitrária: um auto en-cantamento. |
| Título(s) alternativo(s): | Arbitrary performance: a self-humming. |
| Autor(es): | Ferreira, Esdras Sarmento |
| Primeiro Orientador: | Souza, Maria Eleonora Montenegro de |
| Resumo: | Esta monografia apresenta o processo de experimentação que deu origem à Performance Arbitrária: um auto en-cantamento. Com o objetivo de expor e analisar a criação de uma performance final do curso de Licenciatura em música – Práticas interpretativas (habilitação em Canto popular) da Universidade Federal da Paraíba, por meio da perspectiva metodológica da autoetnografia e dos Diários de bordo, esta pesquisa transita por diferentes textos dramatúrgicos, sonoridades regionais, resgate de memórias e raízes culturais, na interpretação e corporeidade do cantante-atuante, investigando o trânsito criativo entre a escrita de si e a escrita da cena. Nos capítulos que seguem, os registros reflexivos, escritos e analisados ao longo da concepção e realização prática deste experimento, os aspectos teóricos que fundamentaram a elaboração deste fazer artístico, bem como a reflexão da importância do auto en-canto (ou a necessidade primeiramente de auto-encantamento) e a possibilidade da utilização dessa metodologia na Educação Musical. |
| Abstract: | This monographic research presents the process of experimentation that gave rise to Arbitrary Performance: a self-enchantment. With the objective of exposing and analyzing the creation of a final performance of the Degree in Music – Interpretive Practices (qualification in Popular Song) at the Federal University of Paraíba, through the methodological perspective of autoethnography and Experimentation Diaries, this research transits through different dramaturgical texts, regional sonorities, rescue of memories and cultural roots, in the interpretation and corporeality of the singerperformer, investigating the creative transit between the writing of oneself and the writing of the scene. In the chapters that follow, the reflective records, written and analyzed throughout the conception and practical implementation of this experiment, the theoretical aspects that supported the elaboration of this artistic work, as well as the reflection on the importance of self-enchantment (or the first need for self- enchantment) and the possibility of using this methodology in Music Education. |
| Palavras-chave: | Música - Ensino Performance musical Música e memória Educação musical |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Música |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24079 |
| Data do documento: | 16-Dez-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESF18032022.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
