Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24113
Tipo: | TCC |
Título: | A musicografia braile e o seu aprendizado: utilização de cifras de música em braile para o aprendizado de alunos cegos iniciantes |
Título(s) alternativo(s): | Braille musicography and its learning: use of Braille music ciphers for the learning of beginning blind students |
Autor(es): | Silva, Conan Mendes da |
Primeiro Orientador: | Mestrinel, Francisco de Assis Santana |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo relatar e pensar alternativas para o uso da musicografia Braille, utilizando cifras de música popular no ensino de instrumentos de cordas dedilhadas para alunos iniciantes com deficiência visual do Instituto dos Cegos da Paraíba. Partindo da necessidade de uso de material teórico musical em Braille que possibilitasse aos alunos iniciantes, ter autonomia para estudar música em sua própria casa. Desta maneira abordo a articulação entre inclusão social e a musicografia Braille. Como metodologia de pesquisa, elaborei músicas cifradas em Braille para quatro aulas de Ukulele, onde investiguei se a utilização da letra cifrada em Braille contribuiria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Como a Musicografia Braille ainda é um campo pouco explorado nas escolas especializadas de ensino musical no Brasil, o trabalho busca abordar possibilidades para suprir essa demanda. |
Abstract: | The present work aims to report and think alternatives for the use of Braille musicography, using popular music ciphers to teach string instruments to beginner students with visual impairment at the Instituto dos Cegos da Paraíba. Starting from the need to use theoretical musical material in Braille that would allow beginner students to have the autonomy to study music in their own homes. In this way, I approach the articulation between social inclusion and Braille musicography. As a research methodology, I prepared Braille ciphered music for four Ukulele classes, where I investigated if the use of Braille ciphered lyrics would contribute to the teaching and learning process of the students. As the Braille Musicography is still a little explored field in the specialized schools of musical education in Brazil, this work seeks to approach possibilities to supply this demand. |
Palavras-chave: | Música - Ensino Musicografia braille Inclusão social |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24113 |
Data do documento: | 15-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CMS22032022.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons