Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24116
Tipo: | TCC |
Título: | Ansiedade na performance musical: um estudo com alunos da licenciatura e do bacharelado em violão |
Título(s) alternativo(s): | Anxiety in musical performance: a study with undergraduate and bachelor's degree students in guitar |
Autor(es): | Paiva, Anselmo Firmino de |
Primeiro Orientador: | Soares, Albergio Claudino Diniz |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo conhecer como os alunos dos cursos superiores de Licenciatura e Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba, com habilitação em Violão, lidam com a ansiedade na performance musical. Foi utilizada a pesquisa qualitativa com delineamento descritivo. Um questionário semiestruturado foi aplicado, como instrumento de coleta de dados, a dez alunos de violão da Universidade Federal da Paraíba. A pesquisa demonstrou que a ansiedade experimentada pelos participantes está de acordo os padrões esperados, tanto em relação ao grau de ansiedade da performance musical como nos sintomas relatados por eles. A pesquisa ainda apontou que os alunos fazem uso da respiração como principal estratégia para lidar com a ansiedade na performance musical e que as demais estratégias por eles apontadas também surtem algum efeito positivo. |
Abstract: | The goal of this undergraduate thesis is to assess how the students of Music Education and Bachelor’s degrees at the Federal University of Paraiba, with concentration in Classical Guitar, approach anxiety in the performance setting. The nature of the research is qualitative with descriptive design, using a semi-structured questionnaire, distributed among ten guitar students of the institution, as the primary data collection instrument. The research has shown that the anxiety experienced by the participants is within the expected parameters, both in terms of symptoms and degree of intensity. The research also pointed out that the main strategy used by students to deal with the anxiety is the use of controlled breathing exercises. A few other strategies mentioned by the participants have yielded some positive effect. |
Palavras-chave: | Educação musical Violão - Ensino Performance musical - Ansiedade Música - Aspectos psicológicos |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24116 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AFP06072022.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons