Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24120
Tipo: | TCC |
Título: | A atuação de professores arte/música em tempos de pandemia: dois estudos de caso com professores da Paraíba |
Título(s) alternativo(s): | The performance of art/music teachers in pandemic times: two case studies with teachers from Paraíba |
Autor(es): | Cavalcante, Leandro Felix |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Resumo: | A partir da situação vivida no mundo com a pandemia da Covid-19, as aulas de música foram suspensas desde os primeiros meses de 2020, o que obrigou professores de artes/música a buscar soluções alternativas para continuar suas atividades de ensino em meio a essa situação. Sendo assim, esse trabalho objetivou compreender como dois professores de arte/música desenvolveram suas atividades de ensino durante a pandemia. Com base em entrevistas semiestruturadas, a pesquisa de cunho qualitativo buscou identificar, descrever, verificar e analisar alguns dos diversos aspectos presentes nas aulas de arte/música que atualmente estão sendo ministradas de forma remota. Nessa perspectiva, obtivemos alguns resultados relevantes para área da educação musical, tais como: um retrato dos desafios enfrentados pelos professores e alunos nesse período, a concepção dos professores sobre as aulas de maneira remota, os recursos que cada professor utilizou para que as aulas fossem realizadas, entre outros. Embora essa pandemia seja algo que a humanidade está caminhando para superá-la, as reflexões e opiniões obtidas através desse trabalho, certamente, trazem uma boa contribuição para nossa área, mesmo sabendo que é apenas um recorte de tudo que está sendo vivido nesse período remoto emergencial, ao qual fomos submetidos. |
Abstract: | Due to the situation in the world with the Covid-19 pandemic, music classes were suspended since the first months of 2020, which forced arts/music teachers to seek alternative solutions to continue their teaching activities in the midst of this situation. Therefore, this work aimed to understand how two art/music teachers developed their teaching activities during the pandemic. Based on semi-structured interviews, the qualitative research sought to identify, describe, verify and analyze some of the different aspects present in art/music classes that are currently being taught remotely. From this perspective, we obtained some relevant results for the area of music education, such as: a portrait of the challenges faced by teachers and students in this period, the teachers' conception of lessons remotely, the resources that each teacher used for the lessons to be performed, among others. Although this pandemic is something that humanity is on the way to overcome, the reflections and opinions obtained through this work certainly bring a good contribution to our area, even though it is just a snippet of everything that is being experienced in this emergency remote teaching, to which we were subjected. |
Palavras-chave: | Educação musical Música - Ensino - Pandemia Instrumentos musicais - Ensino remoto Ensino remoto - Metotodologia |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24120 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LFC27062022.pdf | 567,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons