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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24121
Tipo: | TCC |
Título: | Teoria dos contornos aplicada: composição da peça "Em forma de feitiço" a partir do samba urbano carioca dos anos 1930 |
Título(s) alternativo(s): | Theory of applied contours: composition of the play "In the form of a spell" from the urban samba of Rio de Janeiro in the 1930s |
Autor(es): | Bittencourt, Rodrigo de Morais |
Primeiro Orientador: | Alves, José Orlando |
Resumo: | A Teoria dos Contornos vem sendo aplicada cada vez mais no Brasil e tem se mostrado uma importante ferramenta de análise e composição. Neste trabalho, a aplicação da teoria no processo composicional funcionou como diretriz de coesão e coerência musical. Seus conceitos e premissas serviram para balizar a composição de uma peça para flauta, clarinete, violoncelo, fagote e percussão, intitulada Em Forma de Feitiço. Esta peça apresenta materiais gerados a partir de contornos melódicos e de duração extraídos de dois sambas característicos de tal ritmo, assim como popularmente se o conhece nos dias de hoje. Partindo de tais contornos da música popular, foi possível, por meio das operações baseadas na Teoria dos Contornos, gerar materiais melódicos para a composição, bem como gerar resultantes verticais, respeitando a condução de vozes ensejada pelos contornos. Pôde-se perceber, no desenvolvimento do trabalho, as inúmeras possibilidades que a Teoria dos Contornos pode fornecer a um processo composicional, das quais ainda há muito a se explorar. |
Abstract: | The Theory of Musical Contour has increasingly been applied in Brazil and has also been known as an important tool for musical analysis and composition. In this paper, the application of the theory on the compositional process went through as a guideline for musical cohesion and coherence. Its concepts and premises had a role in guiding the composition of a piece for flute, clarinet, cello, basson and percussion, entitled Em Forma de Feitiço. This piece presents musical material generated from melodic and duration contours extracted from two well known songs that represent this rythm in the way we know it nowadays. Starting from such contours from popular music, it was possible, through operations based on the Theory of Musical Contour, to generate melodic elements for the composition, as well as vertical resultants, respecting the voice leading guided by the contours chosen. It was possible to observe, during the development of this paper, various possibilities that the Theory of Musical Contour can provide to a compositional process, knowing, however, that there is still much to be explored. |
Palavras-chave: | Educação musical Teoria dos contornos Samba (1930) - Rio de Janeiro Composição musical Coerência musical |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24121 |
Data do documento: | 30-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Bacharelado) |
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