Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24130
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino remoto emergencial para estudantes com transtorno do espectro autista: Um quebra-cabeças |
Autor(es): | Silva, Damião Ramos Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Tinôco, Saimonton |
Resumo: | O Ensino Remoto Emergencial (ERE) surgiu devido à pandemia da COVID-19, sendo uma alternativa viável para conter a propagação do Coronavírus e dar prosseguimento às atividades educacionais iniciadas presencialmente em 2020. Antes da pandemia já existiam inúmeras barreiras para a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no entanto, durante a pandemia, algumas dificuldades se agravaram. Sendo assim, a presente pesquisa questiona: ocorreu uma inclusão escolar durante o ERE para os alunos com TEA? Visando responder a essa pergunta, elegeu se como objetivo geral descrever como ocorreu o processo de ERE para estudantes com TEA durante a pandemia de COVID-19. Para viabilizar a concretização do objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: conhecer as dificuldades encontradas por docentes para ensinar estudantes com TEA durante o ERE; identificar as estratégias que docentes utilizaram para ensinar estudantes com TEA durante o ERE; e, por fim, refletir sobre as práticas de inclusão para alunos com TEA durante a pandemia de COVID-19. Para a escrita do texto recorreu-se à metáfora do jogo de quebra-cabeças como organizadora metodológica, por se entender que ao identificar e montar as peças do quebra cabeça ter-se-ia como apresentar algumas questões envolvidas na complexa questão em estudo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa pode ser classificada como de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e de revisão de literatura. Fez-se uma busca em artigos disponíveis na íntegra no Google Acadêmico, de autores brasileiros e em língua portuguesa, que tratassem de experiências educacionais realizadas durante o ERE, nos anos de 2020 e 2021. Para isso, utilizou-se as seguintes expressões de busca, de maneira associada: “ensino remoto” e “autismo”; “TEA” e “ensino remoto”, quando foram selecionados 29 artigos para a leitura. Na análise dos dados, utilizou-se as etapas de redução, exibição e conclusão, a partir das quais chegou-se às seguintes peças para o quebra-cabeças: Pandemia de Covid-19, Transtorno do Espectro Autista, Ensino Remoto Emergencial, Inclusão Escolar, Planejamento Educacional, Legislação Brasileira, Estratégias Pedagógicas e Dificuldades Estruturais. A partir do encaixe de tais peças, identificou-se possibilidades, limites e continuidades do ERE, a saber: 1. As restritas oportunidades oferecidas durante o ERE não favoreceram o desenvolvimento das capacidades de estudantes com TEA; 2. As condições domésticas e docentes dificultaram o envolvimento de estudantes com TEA nas atividades e a sustentação do vínculo escolar; 3. Mesmo diante de tantas dificuldades, foram os(as) professores(as) que fizeram a escola continuar durante a pandemia de COVID-19; 4. Apesar de alguns esforços feitos, pode-se avaliar que o ERE para estudantes com TEA não teve os resultados previstos. Assim, conclui-se que a maneira de incluir estudantes com TEA no ERE durante a pandemia de COVID-19 infelizmente foi desfavorável, já que não contemplou as necessidades apresentadas por essas pessoas e suas famílias. |
Abstract: | Emergency Remote Teaching (ERE) emerged due to the COVID-19 pandemic, being a viable alternative to contain the spread of the Coronavirus and continue the educational activities started in person in 2020. Before the pandemic, there were already numerous barriers to the school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (TEA), however, during the pandemic, some difficulties worsened. Therefore, the present research questions: did a school inclusion occur during the ERE for students with ASD? To answer this question, the general objective was to describe how the ERE process for students with ASD occurred during the COVID-19 pandemic. To enable the achievement of the general objective, specific objectives were defined: to know the difficulties encountered by professors to teach students with ASD during the ERE; identify the strategies that teachers used to teach students with ASD during the ERE; and, finally, to reflect on inclusion practices for students with ASD during the COVID-19 pandemic. For the writing of the text, the metaphor of the puzzle game was used as a methodological organizer, as it was understood that by identifying and assembling the pieces of the puzzle, it would be possible to present some issues involved in the complex issue under study. From the methodological point of view, the research can be classified as qualitative, exploratory and literature review. A search was carried out in articles available in full on Google Scholar, by Brazilian authors and in Portuguese, dealing with educational experiences carried out during the ERE, in the years 2020 and 2021. For this, the following search expressions were used, in an associated way: “ensino remoto” and “autismo”; “TEA” and “ensino remoto”, when 29 articles were selected for reading. In the data analysis, the stages of reduction, display and conclusion were used, from which the following pieces for the puzzle were arrived at: Covid-19 Pandemic, Autism Spectrum Disorder, Emergency Remote Teaching, School Inclusion, Educational Planning, Brazilian Legislation, Pedagogical Strategies and Structural Difficulties. From the fitting of such pieces, possibilities, limits and continuities of the ERE were identified, namely: 1. The restricted opportunities offered during the ERE did not favor the development of the abilities of students with ASD; 2. Domestic and teaching conditions made it difficult for students with ASD to get involved in activities and to sustain the school bond; 3. Even in the face of so many difficulties, it was the teachers who made the school continue during the COVID-19 pandemic; 4. Despite some efforts made, it can be seen that the ERE for students with ASD did not have the expected results. Thus, it is concluded that the way of including students with ASD in the ERE during the COVID-19 pandemic was unfortunately unfavorable, as it did not address the needs presented by these people and their families. |
Palavras-chave: | Tea Ensino remoto emergencial Covid-19. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24130 |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DROS02082022-MB260.pdf | 574,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons